Violoncelo: Qual é o melhor de 2022?

A música torna o mundo um lugar mais agradável, mais humano e menos estranho. Diz-se que a música é capaz de expressar o que não pode ser colocado em palavras. Também o que não pode ficar em silêncio. Todos nós temos uma história para contar e o violoncelo é uma das muitas opções que existem para fazê-lo.

O violoncelo é um instrumento musical com um som muito bonito e único. Se você está lendo isso, há algo no violoncelo que o cativou. Portanto, você deseja iniciar uma nova etapa em sua vida com ele como parceiro. Qual é o violoncelo ideal para você? O que você precisa saber antes de embarcar nessa nova jornada? Neste artigo, você descobrirá!

O mais importante

  • O violoncelo é um instrumento musical de cordas que oferece um mundo de possibilidades. Muitos acreditam que só é adequado para orquestras, mas a realidade é que é muito versátil. É excelente em uma infinidade de gêneros, como rochoso, pop sim Jazz.
  • Existem vários tipos de violoncelos: acústicos, elétricos e eletroacústicos. Cada um oferece possibilidades completamente diferentes. Portanto, para tomar a melhor decisão de compra, é muito importante conhecer todos os tipos e suas características.
  • A escolha do violoncelo não é fácil. É importante que você aprecie alguns aspectos antes de adquirir este instrumento. Você deve levar em consideração o tamanho, a duração do uso, os materiais ou o formato. Esses são fatores cruciais para encontrar o seu violoncelo ideal.

Os melhores violoncelos do mercado: nossas recomendações

Escolher o seu violoncelo ideal não é uma tarefa fácil. Não sofra! Para facilitar a sua escolha, selecionamos os melhores violoncelos e acessórios do mercado. Também levamos em consideração as avaliações e comentários de consumidores e especialistas na área.

O melhor violoncelo para iniciantes

Começamos com o clássico violoncelo Cantabile. O corpo deste instrumento 4/4 foi feito de madeira laminada. Este conjunto contém quase tudo que você precisa para dar seus primeiros passos como violoncelista. Inclui o arco e uma caixa para que seu violoncelo acompanhe você aonde quer que você vá. A tampa é feita de abeto. As costas, moldura, pescoço e ponte são feitos de bordo.

É um violoncelo ideal para iniciantes, com uma relação qualidade-preço excepcional dependendo da gama a que pertence. Além disso, pode dar muito mais de si mesmo se você usá-lo em um luthier para alguns pequenos ajustes (reajustar a ponte e reposicionar a alma).

O violoncelo mais barato

Cantabile oferece-nos o seu modelo CP-100, um violoncelo acústico a um preço excepcional. No entanto, seus materiais não são os melhores do mercado e sua resistência é limitada. Este modelo inclui um arco e uma bainha.

A qualidade do som é ajustada ao preço a que é oferecido, bem como à qualidade dos materiais com que foi fabricado. É um violoncelo muito simples, mas dá conta do recado. Se você quer começar no mundo do violoncelo, mas está com um orçamento apertado, esta é uma ótima opção.

O melhor violoncelo acústico

O violoncelo Stentor Student II é um instrumento de tamanho 4/4. Era feito de madeira maciça. A escala e as cavilhas são de ébano, um material que se caracteriza pela durabilidade e resistência. A parte de trás e as laterais são em bordo entalhado e a parte superior em abeto. Este último dá um som quente e profundo.

Este violoncelo distingue-se pelas suas matérias-primas de primeira qualidade. Isso, combinado com o manuseio dos materiais e seu preço, o torna um instrumento de médio porte. Este violoncelo é ideal para alunos com um nível de aprendizagem intermediário. Você deve ter em mente que sua compra é um investimento de longo prazo. Portanto, recomendamos que você adquira apenas quando considerar que há uma perspectiva de continuidade.

O melhor violoncelo eletrico

Agora é a hora de falar sobre o violoncelo elétrico. A Classic Cantabile oferece-nos o CE-200, um modelo com tons naturais mate e acabamentos de excelente qualidade. A escala e os pinos são em ébano. O tampo é de madeira maciça e a moldura é de bordo. Este modelo vem em um formato fixo e inclui tudo que você precisa para começar a tocar: bolsa de transporte, arco, cabo de instrumentos, fones de ouvido e bateria de 9 volts.

Este conjunto de violoncelo elétrico é uma ótima escolha para iniciantes e violoncelistas experientes. Tem uma boa relação qualidade / preço, permite ensaios silenciosos e também oferece um bom som.

Os melhores acessórios para violoncelo

Até agora, todos os conjuntos que mostramos incluem violoncelo, arco e bolsa de show. Mas basta começar a jogar? A resposta é não. É por isso que achamos necessário oferecer a você nossa melhor seleção dos três acessórios essenciais para começar a tocar violoncelo.

Para começar, você precisará de uma resina para que o arco não deslize nas cordas à vontade. Também é importante que você tenha uma fita disponível para obter a posição mais confortável durante a reprodução. Por último, mas não menos importante, as correntes. Sim, todos os violoncelos que mostramos já vêm com as cordas presas, mas não com as cordas sobressalentes. Não se esqueça de ter sempre à mão!

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre violoncelos

Se você está determinado a começar a tocar violoncelo, precisa conhecer alguns fatos e aspectos deste instrumento. Você tem certamente muitas perguntas em mente. Fique calmo, então vamos te contar tudo o que você precisa saber. Então você pode encontrar o seu violoncelo ideal e começar esta incrível aventura. Vamos começar

LER  Garrafa dobrável: Qual é o melhor de 2022

Violoncelo: Qual é o melhor de 2022?

O que é um violoncelo e quais são suas vantagens?

Um violoncelo, também conhecido como violoncelo, é um instrumento musical de cordas. Ou seja, suas cordas vibram graças à ação do arco. No entanto, o som do violoncelo também pode ser produzido com pizzicato. É uma técnica que envolve pressionar as cordas com a mão direita, a mesma que segura o arco. Assim, a vibração produzida pela fricção ou arrancada das cordas ressoa na caixa de ressonância e produz som.

Decidir qual instrumento escolher não é uma decisão fácil. Aqui deixamos uma lista onde mostramos os prós e os contras de tocar violoncelo.

vantagem
  • Boa versatilidade, qualquer gênero pode ser reproduzido
  • Facilidade de tocar em uma orquestra
  • Facilidade de transporte
  • Ordem intuitiva de notas
  • Profundidade do som
  • Instrumento muito expressivo
Desvantagens
  • Saiba como ler clave de fá
  • Afine antes de tocar
  • Existência de muitas posições para a mão esquerda e técnicas para a mão direita
  • Você deve ter conhecimento básico de teoria musical

A que família pertence o violoncelo?

O violoncelo pertence à família do violino. Esta família de instrumentos orquestrais segue uma ordem baseada no tamanho e no registro. Assim, vai do menor e mais alto ao maior e mais sério: violino, viola, violoncelo e contrabaixo.

Quais são as partes do violoncelo?

O violoncelo tem uma forte semelhança com seus outros pais. A seguir, mostraremos uma mesa com as partes principais de um violoncelo:

Elemento Características
Pegbox Parte onde os pinos estão localizados.
Pegs Sala onde as cordas são enroladas. Eles permitem que você afine o violoncelo.
Mastro Peça em madeira que liga a cavilha ao corpo do violoncelo. Nele está o diapasão.
Diapasão Placa de madeira onde descansam os dedos durante a leitura.
Cordas Fios, geralmente de náilon, cuja vibração produz som. O violoncelo requer as cordas: A, D, G e C.
Mesa de ressonância Parte essencial e essencial do instrumento para amplificar ou modular o som.
Efes Aberturas que permitem que o som flua mais livremente.
Ponte Pedaço de madeira que sustenta as cordas e que tem como função transmitir a vibração para a prancha.
Ropemaker Peça que segura as cordas. Nele estão os sintonizadores.
Alma Pedaço de madeira colocado sob pressão entre o topo e o fundo. A qualidade e a profundidade do som são essenciais. A potência varia dependendo de como ele é colocado.
Strut Peça que ajuda a segurar o violoncelo.
Arco Elemento usado para jogar.

Como você toca violoncelo?

Ao começar a tocar violoncelo, é fundamental que você adote a posição corporal correta. Você não quer se machucar, certo?

Bem, a posição mais comum e confortável é tocar sentado, com o violoncelo entre as pernas. Você precisa ajustar o suporte para ajustar a altura desejada para o violoncelo.

A próxima coisa que você precisa saber é a posição das mãos direita e esquerda:

    • Mão direita: É usado para segurar o arco e esfregar as cordas. Você precisa ajustar gradualmente a altura em que coloca o cotovelo, dependendo da corda que deseja tocar.
    • Mão esquerda: É usado para pisar nas diferentes partes do braço, dependendo da nota que você deseja tocar. Quando você está começando no mundo do violoncelo, o mais comum é começar a colocar a mão na primeira posição. Isso significa que entre cada dedo existe um semitom.
Dica: antes de comprar, experimente vários violoncelos. Você sabe melhor do que ninguém o que está procurando e o que esperar do instrumento. Não pare de tentar até encontrar sua melhor combinação!

Que tipos de violoncelos existem?

Sabemos que é amplamente aceito que o violoncelo é usado apenas para tocar música clássica. No entanto, essa afirmação é totalmente falsa. O violoncelo provou ser um instrumento muito versátil. Ao longo dos anos, ele abriu caminho em uma ampla variedade de gêneros.

No mercado podemos encontrar diversos tipos de violoncelos. Sempre de acordo com as suas necessidades e os aspectos que deseja promover. Aqui estão os tipos mais comuns de violoncelos:

Acústico Elétrico Eletroacústica
Anel Especial. Depende da madeira de que foi feito. Customizável. Você pode adicionar efeitos. Especial e você pode amplificar o som.
Corpo Sua função é servir de caixa de ressonância. É apenas uma estrutura. Sua função é servir de caixa de ressonância.
Gêneros para interpretar Clássico. Você pode interpretar os outros, mas precisa de algo para ajudar a amplificar o som. Rochoso sim pop. Todos os tipos de gêneros.
Nível Algum. Quando você tiver dominado o violoncelo acústico. Algum.
Projeto Tradicional. Moderno e minimalista. Tradicional.

O que é preciso para começar a tocar violoncelo?

A resposta a esta pergunta é muito simples. Você precisa, por razões óbvias, de um violoncelo, de uma fita para prender a proteção, de um arco e de um pouco de resina. Este último é usado para que os fios de cabelo (arames do arco) não escorreguem nas cordas.

Além disso, recomendamos que você obtenha um suporte para partitura para apoiar suas partituras. Isso permitirá que você mantenha uma posição confortável ao jogar. É importante lembrar que o violoncelo já é um instrumento com uma postura corporal complicada. Portanto, não devemos piorar as coisas.

Como escolher um violoncelo de acordo com o nível?

Adquirir um violoncelo é uma decisão muito importante. Depende dele quem será seu parceiro musical por vários anos. É por isso que fizemos uma mesa. Neste, mostraremos os principais aspectos que você precisa levar em consideração para decidir corretamente:

LER  Tênis Converse: Qual é o melhor de 2022?
Principiante Intermediário Avançado
Tempo de aquisição recomendado Ano elementar. De 7 a 11 anos. Qualidade profissional. De 12 a 18 anos. Um grau superior. A partir dos 18 anos.
Método de fabricação Lenço de papel. Fabricado em série. Lenço de papel. Fabricado em série. Lutier. Feito à mão. Processo longo, leva meses.
Qualidade do material Baixo. São utilizados materiais de baixo custo. Padrão. Materiais um pouco mais caros são usados. Excelente. Materiais de muito boa qualidade e muito caros.
Qualidade de som Som ruim Baixo potencial de dinâmica. Seu padrão. Potencial dinâmico ótimo. Excelente som. É lindo e poderoso. Grande capacidade de dinâmica profunda.
Grau de personalização Não Não Alto
Processamento de materiais Pouco cuidado. Os materiais quase não têm tratamento. Bom atendimento. Os materiais são tratados com mais profundidade. Existe uma melhor seleção de materiais. Eles têm melhores processos em termos de processamento, secagem e facilidade de encontrar materiais especiais.

Critérios de compra

Agora isso esclarecemos alguns aspectos do violoncelo, é hora de você adquirir um. No entanto, escolher o violoncelo perfeito não é uma tarefa fácil. Portanto, é importante que você valorize certos fatores. Em seguida, iremos detalhar nossa seleção:

Cortar

Antes de escolher um modelo, é importante considerar o tamanho que melhor se adapta às nossas características físicas. A seguir mostraremos uma tabela com os diferentes tamanhos existentes. Também com uma aproximação de medidas e idades.

Tamanho do violoncelo Altura Braços Mão Era
1/10 90 cm 40 cm 6 cm a 8 cm 34 anos
1/8 90 cm a 110 cm 40,5 cm a 46 cm 8 cm 45 anos
1/4 110 cm a 120 cm 46 cm – 51 cm 8 cm a 10 cm 5-7 anos
1/2 120 cm a 140 cm 51 cm a 56 cm 10 cm a 13 cm 7-11 anos
3/4 140 cm a 150 cm 56 cm a 61 cm 13 cm a 15,5 cm 11-15 anos
4/4 +150 cm +61 cm +15,5 cm +15 anos

Recomendamos que você consulte um professor ou especialista na área antes de comprar seu violoncelo. Assim, eles vão confirmar qual é o seu tamanho ideal de violoncelo.

Duração de uso

Quando pensamos em adquirir um violoncelo, existem várias possibilidades, dependendo de nossas necessidades e preferências. Neste ponto, mostramos uma classificação baseada em quanto tempo o violoncelo é usado:

  • Novo violoncelo: Acabou de ser feito. Pode ter sido produzido em uma linha de montagem ou manualmente. O preço varia dependendo dos materiais. Aqueles feitos por um luthier tendem a ser mais caros.
  • Violoncelo usado: Isso não quer dizer que este será mais barato, pois depende da qualidade, do som e do seu estado atual.
  • Violoncelo antigo: Isso não quer dizer que seja melhor, mas deve ser levado em consideração, pois esse tipo de violoncelo costuma ser feito com madeiras mais puras que as atuais. No entanto, seu preço também varia dependendo do som, qualidade e condição em que se encontra.
Violoncelo: Qual é o melhor de 2022?

Materiais

Se você está apenas começando, recomendamos comprar um violoncelo de madeira compensada. Neste caso, o som não se distingue por sua clareza, potência ou profundidade. Porém, uma das vantagens de adquirir um violoncelo com este tipo de madeira é o seu baixo preço.

Se você tem um nível intermediário-avançado e / ou pretende se dedicar à música profissionalmente, o violoncelo de madeira maciça passa a ser sua melhor opção. Este tipo de madeira tende a ser submetido a um bom tratamento e secagem. Isso aumenta o preço do violoncelo, mas também oferece melhor qualidade de som.

Você sabia que violoncelo em italiano significa “pequeno grande violino”? Isso ocorre porque o termo “violón” se refere a um instrumento maior e “violino” a um diminutivo.

Formato de aquisição

Se você é novo no violoncelo, recomendamos que compre um conjunto. O mais comum é que inclua: violoncelo, arco e estojo. No entanto, em outros casos, eles podem ser mais completos e incluir: fita, cordas e resina. Esses conjuntos são caracterizados por seu baixo custo. É porque eles te fornecem de tudo, ou quase tudo, que você tem que começar (o que não é pouco) a um preço baixo.

Quando você conhecer melhor seu instrumento, é hora de começar a comprar os vários acessórios separadamente. Assim, você poderá aprimorar certos aspectos. Recomendamos que você comece comprando pequenas coisas que fazem uma grande diferença, como cordas. Posteriormente, você pode se aventurar a escolher itens mais difíceis de avaliar, como o arco.

Resumo

O violoncelo é um instrumento de cordas atritadas que vem ganhando visibilidade em outros gêneros, além do clássico. Isso o tornou mais popular e também possibilitou o surgimento de novos tipos de violoncelos.

Para obter um dos melhores violoncelos, há várias coisas que você precisa saber. É importante que você esteja familiarizado com o instrumento e também com o que espera dele. Por isso, antes de comprar, é importante levar em consideração o seu nível e o tamanho do violoncelo. Também a qualidade dos materiais, a duração de utilização e o formato em que o pretende adquirir. Se você levar tudo isso em consideração, não terá problemas em conseguir o violoncelo dos seus sonhos.

Esperamos ter sido capazes de fornecer a luz de que você precisa antes de prosseguir com a compra de seu novo violoncelo. Em caso afirmativo, fique à vontade para deixar um comentário neste artigo ou compartilhá-lo em suas redes sociais!

(Fonte da imagem em destaque: Viteethumb: 50237856 / 123rf.com)

Este website utiliza cookies para o seu correcto funcionamento. Ao clicar, concorda com a utilização desta tecnologia e com o processamento dos seus dados para esta utilização.    Configurar e mais informações
Privacidad