Vácuo sem saco: Qual é o melhor de 2021

A limpeza é um assunto obrigatório quando falamos de assuntos domésticos, pelo que qualquer ajuda que simplifique esta tarefa é bem-vinda. Por isso, pode ser útil conhecer melhor um aliado indispensável, o aspirador sem saco.

Por outro lado, o uso do aspirador também pode ser um fator vinculado à saúde, uma vez que a exposição aos ácaros do pó doméstico pode agravar doenças como a asma. (1). Para resolver esses problemas, a tecnologia foi colocada ao nosso serviço, formulando o aspirador sem saco. Isso elimina as tradicionais sacolas que devem ser substituídas após vários usos. Além disso, eles têm outros recursos que analisaremos neste artigo.

O mais importante

  • Os aspiradores sem saco oferecem grandes vantagens, como a ausência de sacos descartáveis ​​e tecnologia ciclônica.
  • Os aspiradores sem saco usam filtros que melhoram a qualidade do ar que retornam às nossas casas.
  • Ao escolher o seu aspirador sem saco, leve em consideração aspectos como potência e capacidade.

Os melhores aspiradores sem saco do mercado: as nossas recomendações

Como sabemos, o momento de limpar a casa pode ser um tanto enfadonho, e muitas vezes a escolha de uma boa ferramenta pode ser um tanto confusa. Se você está pensando em procurar ajuda nesse sentido, fizemos uma seleção de aspiradores sem saco que você deve conhecer.

O aspirador sem saco de melhor valor

O aspirador Rowenta Compact Power Classic XXL R04825 é uma combinação perfeita de bom desempenho e preço. De design compacto, possui um tanque de 2,5 litros, 5 quilos de peso e um cabo extra longo de 6,2 metros. Sua potência de 550 watts é dedicada a um motor Effitech com tecnologia ciclônica, o que não o torna uma equipe barulhenta, já que seu nível de silêncio é de 75 dB.

Também oferece muito bons resultados tanto em pisos duros como em carpetes e tapetes, e também incorpora uma escova fácil para facilitar a limpeza de outras superfícies e áreas de difícil acesso. Tudo isso, aliado à facilidade de esvaziar o tanque, fazem deste aspirador sem saco uma opção de compra muito completa.

O melhor aspirador sem saco para casas com animais de estimação

Se você mora com animais, o aspirador Cecotec EcoExtreme 3000 pode ser fundamental. É um aspirador de trenó com filtragem de alta eficiência, um grande tanque de 3,5 litros e 4,5 quilos de peso. Além disso, incorpora a tecnologia Animal Care, que o torna um especialista na remoção de pelos de animais, e um filtro HEPA, que purifica o ar com uma filtragem profissional realizada em cinco fases. Por outro lado, proporciona uma aspiração silenciosa graças ao Sistema UltraSilence, que limita o seu nível de ruído a 78 dB.

Uma das características mais notáveis ​​é sua alta eficiência energética, 3AAA, e sua potência, já que com 700 watts, gera resultados equivalentes a 3000 watts. Sem dúvida, é a solução perfeita para que morar com os peludos da casa não seja incompatível com a limpeza.

O melhor aspirador sem saco para quem sofre de alergias

O aspirador de vasilha Bosch GS05 Cleannn pode se tornar seu melhor aliado para evitar alergias. É um aspirador sem saco compacto e leve, pesando 4,4 quilos. O seu motor HiSpin com lâminas aerodinâmicas acompanhadas do filtro lavável HEPA H12, fazem deste aspirador a ferramenta perfeita no combate aos ácaros.

Seu tanque é de 1,5 litros e tem uma potência de 700 watts, que graças ao seu regulador eletrônico, melhora sua adaptabilidade ao tipo de solo. Isso o torna um dispositivo versátil com fácil uso e ótimos resultados.

Melhor aspirador sem saco para tapetes

O aspirador sem saco Rowenta Swift Power R02981 Total Care irá proporcionar uma boa limpeza para os seus tapetes e estofos graças ao seu grande poder de sucção em pisos macios. Seu sistema ciclônico com três níveis de filtragem não só garante uma melhor filtragem de poeira, mas também prolonga a vida útil do seu motor, mantendo-o mais limpo. Possui ainda escova 2 em 1 para limpeza de ranhuras e também acessório específico para estofamento e pêlo da sua mascote.

Seu tanque de 1,5 litro e seu design compacto o tornam muito adequado para a limpeza de veículos, pois é fácil de manusear e transportar. Sem dúvida, se além de um aspirador sem saco procura um aliado para limpar superfícies macias, esta pode ser a sua opção.

Melhor aspirador sem fio sem saco

O aspirador sem saco e sem fio que você está procurando é o XForce Flex 11.50 da Rowenta. Este aspirador possui um motor Digital Force que fornece uma potência máxima de 130 watts de ar. O fato de não possuir cabos não diminui sua eficiência ou potência, pois possui alcance de até 45 minutos e um motor de 25,2 watts. Este aspirador também possui um tubo flexível e uma cabeça Deep Power Led Vision com luzes integradas que o ajudarão a alcançar as superfícies mais escondidas, detectando qualquer partícula de poeira.

Seu tanque de 0,9 litros e filtro EasyWash facilitam a manutenção e limpeza deste aspirador. Além disso, possui diversos acessórios para ranhuras, estofados e tecidos, e ainda uma mini escova elétrica para as sujeiras mais difíceis. Sem dúvida, é o seu aspirador se você procura um equipamento sem fio e potente.

Guia de compras: tudo o que você deve saber sobre o aspirador sem saco

Às vezes, somos claros sobre o que queremos, mas na hora da compra as opções nos confundem. Para facilitar um pouco o processo para você e fazer uma boa escolha, tiramos algumas dessas dúvidas neste guia.

Mulher limpando com aspirador de pó vermelho

Os aspiradores sem saco oferecem grandes vantagens, como a ausência de sacos descartáveis ​​e tecnologia ciclônica. (Fonte: Vladimir Grigorev: 115158606 / 123rf)

Como funciona um aspirador sem saco?

Um aspirador sem saco funciona como um convencional, exceto que não precisa armazenar a sujeira em sacos descartáveis, pois além de possuir filtros que separam o pó do ar, seu tanque é removível e lavável.

Poder contar com a tecnologia dos filtros e que seus depósitos sejam laváveis ​​faz com que o aspirador retorne o ar mais limpo, gerando uma limpeza mais eficiente.

Este fator é muito mais crucial do que parece, pois além de ser benéfico para os nossos pulmões, contribui para um modelo de economia circular onde a manutenção e o reaproveitamento desempenham um papel fundamental.(2).

Quais são as vantagens do aspirador sem saco?

É muito provável que, a esta altura, você esteja se perguntando o que um aspirador sem saco pode trazer para sua casa que um aspirador com saco nunca fez antes. Para isso, deixamos uma lista com as principais vantagens que esses aspirador de pó oferta.

  • Tanque ciclônico. Os aspiradores sem saco tendem a ter menos capacidade do que aqueles que têm. Isso, ao invés de assumir uma deficiência, é uma vantagem, pois o tamanho menor de seu depósito facilita o movimento ciclônico do ar, separando melhor a poeira do ar. Esta função é um fator importante a ter em consideração em relação a doenças como asma ou alergia, que é uma das doenças mais frequentes segundo dados do INE para o ano de 2020 (3).
  • Limpeza. É verdade que os aspiradores ensacados garantem menos contato com o pó, pois os sacos são lacrados, mas por não serem removíveis, não podem garantir uma lavagem perfeita de suas peças. Os aspiradores sem saco permitem desmontar e lavar seu tanque e filtro separadamente, garantindo uma melhor limpeza do equipamento.
  • Filtros HEPA. A maioria dos aspiradores sem saco incorpora esses filtros, que reduzem a presença de alérgenos no ar, proporcionando um ar de melhor qualidade. O uso desses filtros também é recomendado para reduzir o efeito da alergia causada por ácaros presentes em cães e gatos.(4).
  • Salvando. É a vantagem mais óbvia, por ter um aspirador sem bolsa, a principal economia que você faz nisso: você não precisa comprar bolsa para poder usar!
  • Modelos compactos. A maioria dos aspiradores sem saco oferece modelos mais compactos e leves, sendo mais convenientes de usar e armazenar.

Que tipo de aspirador sem saco existem?

Cada casa é diferente e tem necessidades diferentes, mas ter um aspirador sem saco é possível em qualquer uma delas. O desenvolvimento tecnológico deste pequeno eletrodoméstico tem facilitado sua adaptação para diferentes casos, sendo os principais tipos os seguintes:

Tipos Vantagem Desvantagens
Aspirador sem saco de trenó Grande potência e boa capacidade do tanque Limitação de movimento dada pela distância do cabo
Aspirador de pó sem fio sem saco Grande versatilidade e liberdade de movimento Autonomia limitada por sua bateria e menor capacidade de seus tanques
Aspirador robô Fácil acesso a espaços confinados e utilização de sensores que lhe conferem autonomia de funcionamento Limitação de autonomia devido à sua bateria, tanques com menor capacidade e maior faixa de preço

Como usar corretamente um aspirador sem saco?

Como qualquer eletrodoméstico, o aspirador sem saco requer manutenção para maximizar sua vida útil. Aqui estão algumas dicas para você usar o aspirador de pó corretamente.

  • Não bloqueie suas linhas de sucção. Parece óbvio, mas muitas vezes esquecemos que o aspirador tem um circuito interno com um determinado diâmetro. Tentar aspirar detritos excessivamente espessos encherá nossos tanques mais cedo e pode causar entupimentos dentro de nosso aspirador de pó.
  • Limpando o tanque. Uma das principais vantagens dos aspiradores sem saco é que seu tanque e filtro são laváveis, sempre seguindo este método: com o aspirador desconectado, retire o tanque e em retorno, retire o filtro. O tanque pode ser lavado com água quente, com foco nos cantos e fendas. O filtro, por vezes composto por duas partes, nem sempre tem de ser lavável. Em qualquer caso e quando for o caso, com uma escovagem ou uma boa lavagem apenas com água podemos garantir que está limpo. É de vital importância que todas as peças lavadas estejam 100% secas antes de remontá-las no nosso aspirador.
  • Preste atenção à carga da bateria. Todas as baterias têm vida útil estimada e número de cargas. Por este motivo, e se o seu equipamento não possuir cabos, é sempre aconselhável ler bem as recomendações do fabricante a respeito de suas baterias, pois em algumas ocasiões fazem recomendações importantes sobre a duração das baterias.

Pessoa aspirando carpete

A tecnologia baseada em filtros que separam o pó do ar, e seus depósitos removíveis e laváveis, são os protagonistas na operação dos aspiradores sem saco. (Fonte: Cottonbro: 7703301 / Pexels)

Quais são as alternativas ao aspirador sem saco?

As principais alternativas para os aspiradores sem saco são os aspiradores com saco. Além disso, aspiradores de pó de função dupla, com os quais você aspira e esfrega, e até mesmo esfregonas tradicionais para uso manual. Suas vantagens e desvantagens são mais bem vistas na tabela a seguir:

Alternativas Vantagem Desvantagens
Aspirador com saco Maior capacidade do tanque Não possui tecnologia ciclônica. Eles geram mais resíduos.
Aspiradores 2 em 1 Sua dupla função: vapor e aspirador de pó Faixa de preço alta. Eles não têm tanto poder nos aspirados.
Esfregona pega poeira Muito economico Não oferece ótimos resultados contra poeira.

Critérios de compra

Para que você possa tomar uma decisão mais acertada, resumimos os aspectos que você mais deve levar em consideração na hora de comprar o seu aspirador sem saco.

Poder

O poder do vácuo é um aspecto vital de qualquer aspirador. Nesse caso, é verdade que os aspiradores sem saco tipo trenó tendem a ser mais potentes do que os sem fio. Mas, em geral, ambos são times com boa potência.

700 watts podem ser considerados uma boa potência, que geralmente é a potência mais comum entre aspiradores sem saco de trenó. Para aspiradores sem saco e sem fio, o requisito de energia é menor, sendo comum 25-30 watts.

Capacidade

O tempo entre o esvaziamento dos tanques será determinado pela capacidade do nosso aspirador, que é dada em litros. Os aspiradores ensacados tendem a ter mais capacidade, o que é dado pelo tamanho do tanque e dos sacos descartáveis, embora essa diferença esteja desaparecendo aos poucos.

Os aspiradores de pó sem fio normalmente têm uma capacidade que varia de 1,5 a 3 litros. Os aspiradores de pó sem saco sem fio têm um design vertical mais compacto e reservatórios menores, normalmente variando em capacidade entre 0,5 litros e 1,5 litros.

Homem chupando o casa

Você deve tentar escolher um equipamento que não seja muito barulhento, já que estamos constantemente expostos a diferentes níveis de ruído. (Fonte: Mart Production: 7641490 / Pexels)

Barulho

É importante estar atento ao ruído como critério de compra, pois o nível de ruído que nos rodeia terá um efeito direto na nossa saúde. Alguns estudos sugerem que 70 é um nível de decibéis aceitável, portanto, você deve tentar usar esse número como um guia.

O som da tecnologia ciclônica dos aspiradores sem saco, juntamente com o fato de não ter o amortecimento que a própria bolsa gera, os condenou a ser mais barulhentos do que os aspiradores sem saco. No entanto, os avanços tecnológicos desenvolveram sistemas que melhoram o nível de ruído dos aspiradores sem saco, normalmente entre 65 dB e 85 dB.

Sustentabilidade

A sustentabilidade deve ser um dos critérios mais importantes na escolha do nosso aspirador. Nesse sentido, e como você não precisa de peças de reposição para armazenar o lixo, os aspiradores sem saco são uma opção mais sustentável e com grande economia.

Por não precisar de sacolas para armazenar a sujeira, você não está investindo nelas e nem gerando resíduos.

Outro fator relacionado à sustentabilidade é a eficiência energética. É mais responsável escolher eletrodomésticos que tenham menor consumo de energia elétrica, pois além de serem mais sustentáveis ​​geram economia.

Peso

O peso do aspirador tem influência direta na facilidade de manuseio. Por esta razão, esta variável deve ser levada em consideração sabendo que o peso dos aspiradores sem saco para trenós costuma variar entre 4 e 5 quilos, e entre 3 e 4 quilos para aspiradores sem saco sem fio.

Resumo

Os aspiradores sem saco são uma grande vantagem por vários fatores: maior economia e sustentabilidade, já que não há necessidade de investir em sacos descartáveis. Além disso, devido à tecnologia ciclônica e ao uso de filtros HEPA, que melhoram a qualidade do ar que eles devolvem ao espaço. Nesse sentido, foi demonstrado que a presença de carpetes, tapetes e animais em casa, entre outros fatores, contribuem para o aumento das doenças alérgicas. (5), portanto, a limpeza com esse tipo de tecnologia pode ser fundamental para evitá-los.

Para tomar uma decisão é importante que avalie as características da sua casa, bem como a potência e a capacidade do aspirador.

(Fonte da imagem em destaque: fizkes: 65941405 / 123rf)

Este website utiliza cookies para o seu correcto funcionamento. Ao clicar, concorda com a utilização desta tecnologia e com o processamento dos seus dados para esta utilização.    Configurar e mais informações
Privacidad