Probióticos íntimos: qual é o melhor de 2023?

Com certeza em algum momento você já ouviu falar dos probióticos, bactérias benéficas que vivem no intestino e melhoram a saúde do nosso corpo. Mas, o que estamos aqui para falar hoje são os probióticos íntimos, um dos suplementos mais usados ​​e consumidos por muitas mulheres atualmente.

A utilização deste tipo de probióticos destina-se, entre outras coisas, a melhorar e equilibrar o bom funcionamento da flora vaginal. Além disso, seu consumo permite tratar várias infecções vaginais ou restaurar o pH vaginal. Se você tem algum desses problemas ou simplesmente deseja melhorar sua saúde íntima, este artigo é para você. Continue lendo e confira seus múltiplos benefícios!

Navegação rápida
  1. O mais importante
  2. Os melhores probióticos íntimos do mercado: Nossas recomendações
    1. O melhor probiótico íntimo oral
    2. O melhor probiótico íntimo de origem natural
    3. O melhor probiótico íntimo para veganos
    4. O melhor probiótico íntimo para a flora
    5. O melhor probiótico íntimo sem glúten
    6. O melhor probiótico íntimo para o bem-estar geral
    7. O melhor probiótico íntimo para o sistema urinário
    8. O melhor probiótico íntimo de dois tipos
    9. O melhor probiótico íntimo para o sistema imunológico
    10. O melhor probiótico íntimo com cranberry
  3. Outros probióticos avaliados positivamente pelos usuários
  4. Guia de Compras: Tudo o que você precisa saber sobre probióticos íntimos
    1. O que são probióticos íntimos e para que servem?
    2. Que tipos de probióticos íntimos existem?
    3. Quais são os benefícios do uso de probióticos íntimos?
    4. Que riscos os probióticos íntimos podem produzir?
    5. Probióticos ou Prebióticos: Qual é a diferença?
    6. Quando é aconselhável usar probióticos íntimos?
    7. Por quanto tempo é aconselhável usar probióticos íntimos?
  5. Critérios de compra
    1. Quantidade de CFU (Unidades Formadoras de Colônias)
    2. Componentes
    3. Cepas bacterianas
    4. vias de administração
    5. Sabor
    6. orgânico e vegano
  6. Resumo

O mais importante

  • Probióticos íntimos são microorganismos vivos que foram isolados da vagina, geralmente consistindo de uma ou mais cepas específicas de lactobacilos.
  • O uso de probióticos íntimos ajuda a manter e restaurar o bom funcionamento da flora vaginal.
  • A quantidade de CFU (Colony Forming Units) ou cepas bacterianas que eles contêm são critérios muito importantes ao consumi-los.

Os melhores probióticos íntimos do mercado: Nossas recomendações

No mercado podemos encontrar uma grande variedade de probióticos íntimos com diferentes características e para vários problemas. Dessa forma, diante de tantas opções, o principal é reconhecer a doença e saber seu tratamento. A partir daqui, preparamos um ranking bem completo com alguns dos melhores probióticos íntimos do mercado. Em caso de dúvida, é aconselhável consultar o seu médico ou ginecologista.

O melhor probiótico íntimo oral

IntiFlora Intimate Probiotics, da marca Healthy Fusion™, contém 30 bilhões de CFUs. Apresenta duas cepas de probióticos, Lactobacillus rhamnosus e Lactobacillus acidophilus Eles ajudam a tratar infecções do trato urinário. Além disso, a incorporação de extrato de cranberry produz uma melhora na mucosa vaginal e evita a adesão de bactérias patogênicas.

Seus ingredientes o tornam um poderoso probiótico íntimo, especialmente para fortalecer a área íntima, protegendo-a de qualquer infecção vaginal ou urinária. Quanto ao conteúdo do produto, possui 50 cápsulas apresentadas na forma de gomas ou goma. Possui certificação de segurança GMP, ISO 9001 e ISO 9002.

O melhor probiótico íntimo de origem natural

Probio+intima, da empresa Apyforme, é elaborado com 4 cepas de Lactobacillus reuteri, Lactobacillus rhamnosus, Lactobacillus crispatus e Latobacillus acidophilus. Seus ativos naturais de alta qualidade e seu processo de fabricação o tornam um produto 100% natural. Em relação à sua quantidade de UFC, contém até 40 bilhões por dia.

O consumo de Probio+intima permite manter o pH vaginal, reequilibrar e regenerar a flora vaginal e, além disso, combater infecções e recidivas. É capaz de criar uma barreira protetora na mucosa vaginal e também é capaz de prevenir o desenvolvimento de microrganismos patogênicos. O produto inclui 60 cápsulas orais, 100% vegetarianas e gastrorresistentes.

O melhor probiótico íntimo para veganos

Neste momento o produto comentado não disponível no provedor. É por isso que o substituímos por outro com características semelhantes. Reportar um problema.
Vielen Dank!.

Das Problem mit diesem Produkt wurde gemeldet. Danke!

ProIntimate foi desenvolvido pelos laboratórios NaturalPharma®, sendo formulado com as melhores cepas para a manutenção da flora vaginal: Lactobacillus acidophilus e Lactobacillus plantarum. Contém 12 bilhões de CFUs por cápsula e, graças aos seus ingredientes, contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico e previne infecções na área íntima.

Em seu processo de fabricação, utilizam as tecnologias Smart Selection Biotech, Smart Biocaps e Smart Ecotech. Três tecnologias com as quais oferecem probióticos de qualidade superior. Além disso, possui o selo Euro-Leaf, certificação que garante o caráter ecológico do produto. Quanto ao seu conteúdo, inclui 30 cápsulas vegetais e é isento de glúten, lactose, proteínas do leite e OGM (Organismos Geneticamente Modificados). Essas características o tornam um probiótico adequado para veganos e diabéticos.

O melhor probiótico íntimo para a flora

Este suplemento alimentar baseia-se numa formulação inovadora composta por uma mistura de probióticos que atuam como um protetor íntimo e contribuem naturalmente para melhorar a saúde da flora vaginal e das suas defesas.

Os principais ingredientes podem ajudar na prevenção de desconforto vaginal recorrente e também desconforto do trato urinário. É recomendado para mulheres que sofrem de desconforto íntimo e desequilíbrios na flora vaginal e desconforto urinário.

O melhor probiótico íntimo sem glúten

Este é um suplemento alimentar à base de lactobacilos e FOS que ajuda a restaurar o equilíbrio da flora vaginal. Os lactobacilos, por outro lado, migram do intestino para a área vaginal. Os FOS funcionam aumentando a saúde geral do trato gastrointestinal.

Este produto vem em um frasco e é sem glúten, sem lactose e adequado para vegans. Além disso, recomenda-se tomar 2 cápsulas por dia durante um período mínimo de uma semana.

O melhor probiótico íntimo para o bem-estar geral

Se você está procurando um suplemento alimentar para ajudá-lo a desfrutar de uma vida mais saudável, esta pode ser uma ótima opção para você. Este novo produto contém 60 unidades totalmente naturais que demonstraram melhorar a saúde geral e o bem-estar.

Alguns ingredientes que podemos encontrar neste produto são: amido de batata, fruto-oligossacarídeos (FOS), lactobacilos e bifidobactérias liofilizados, estearato de magnésio vegetal e antioxidantes.

O melhor probiótico íntimo para o sistema urinário

Em alguns casos, é necessário um suplemento alimentar para ajudar a manter o bem-estar urinário. São cápsulas de probióticos, cranberries e vitamina C.

Essas cápsulas sem glúten e intolerantes à lactose são fáceis de tomar (apenas uma por dia) e podem fazer toda a diferença para mantê-lo saudável.

O melhor probiótico íntimo de dois tipos

É um suplemento novo e inovador que pode ajudar a prevenir e combater o desconforto urinário derivado de episódios de cistite em pessoas susceptíveis.

Contém dois tipos de probióticos que agem para restabelecer o equilíbrio da flora vaginal e protegê-la de possíveis situações de desequilíbrio como vaginose, vulvovaginite por Candida, secura da zona íntima ou envelhecimento prematuro da pele.

O melhor probiótico íntimo para o sistema imunológico

Esta é a maneira perfeita de aumentar suas defesas e apoiar seu sistema imunológico. Esta fórmula foi desenvolvida para criar uma barreira protetora na mucosa vaginal, impedindo a adesão e o desenvolvimento de microorganismos patogênicos.

Também estimula a imunidade local e reequilibra o pH vaginal. Além disso, D-Manose e extrato de cranberry são uma alternativa natural e segura aos tratamentos tradicionais contra infecções do trato urinário.

O melhor probiótico íntimo com cranberry

É uma poderosa combinação de ingredientes ativos projetados para apoiar a saúde e o bem-estar de sua área vaginal. O extrato puro de mirtilo microencapsulado presente na fórmula é um protetor eficaz.

Este produto foi desenvolvido por especialistas farmacêuticos para lhe oferecer a melhor qualidade e eficácia com o menor desconforto possível. Além disso, todos os produtos passam por minuciosos controles internos de qualidade e possuem todas as licenças sanitárias correspondentes.

Outros probióticos avaliados positivamente pelos usuários

Guia de Compras: Tudo o que você precisa saber sobre probióticos íntimos

Os probióticos íntimos são um dos produtos mais usados ​​por muitas mulheres. São suplementos que contêm microrganismos vivos, que se destinam a manter ou melhorar as bactérias "boas" do organismo. Em referência a eles, ajudam a melhorar a flora vaginal. Por esse e outros motivos, eles se tornaram um suplemento altamente recomendado.

menina com pílulas
O consumo de probióticos íntimos permite equilibrar a flora vaginal e prevenir infecções. (Fonte: Team Fredi: 4E0t2flQwB4/unsplash)

O que são probióticos íntimos e para que servem?

Probióticos íntimos são microorganismos vivos que foram isolados da vagina, geralmente consistindo de uma ou mais cepas específicas de lactobacilos. Lactobacilos ou Lactobacillus São as bactérias mais abundantes na vagina. O uso desses probióticos ajuda a restaurar uma microbiota vaginal correta (1).

Os probióticos íntimos são microorganismos isolados da vagina, compostos por cepas específicas de lactobacilos.

Foi demonstrado que esses probióticos íntimos são capazes de colonizar a mucosa vaginal. Para que isso ocorra, é necessário administrar a dose adequada e utilizar apenas os microorganismos ausentes. Nem todos têm a mesma capacidade de colonizar a mucosa vaginal, característica muito importante que deve ser conhecida antes de utilizá-los.

Que tipos de probióticos íntimos existem?

Os probióticos íntimos que podemos encontrar hoje são basicamente de dois tipos: orais e vaginais. A escolha de um tipo ou outro depende, em grande parte, da mulher e do seu caso específico. Por isso, é importante fazer a escolha certa, devendo consultar o seu ginecologista para lhe receitar o mais adequado (2).

Considerando esses dois tipos de probióticos íntimos, desenvolvemos uma breve explicação sobre eles.

 Probióticos íntimos oraisProbióticos íntimos vaginais
ApresentaçãoEles vêm na forma de cápsulas ou gomas.Apresentam-se na forma de óvulos encapsulados.
AdministraçãoSeu consumo é igual ao de outros comprimidos orais.A administração deste tipo de probióticos é feita através da vagina. Para sua aplicação, possui alguns aplicadores para facilitar sua introdução na vagina.
TratamentoGeralmente varia dependendo da pessoa e do problema. Para a maioria dos casos, o mínimo costuma ficar entre 2 e 4 semanas, podendo chegar no máximo até 3 meses.Tal como acontece com os probióticos orais, tudo dependerá do caso concreto. Em relação ao seu efeito, os probióticos vaginais são aplicados topicamente, o que faz com que sua ação seja muito mais rápida.

Quais são os benefícios do uso de probióticos íntimos?

Os probióticos íntimos visam prevenir a proliferação de microorganismos patogênicos, que causam desequilíbrios na microbiota vaginal e infecções. O uso desses probióticos tem um efeito positivo se você tiver algum tipo de problema relacionado ao desequilíbrio da flora vaginal. (3).

Este tipo de probiótico inclui lactobacilos isolados da microbiota vaginal, permitindo a recuperação da flora vaginal e dos seus mecanismos de defesa. (4). Além disso, seu consumo é benéfico para prevenir e tratar algumas das seguintes doenças:

  • Eles têm um efeito positivo no tratamento da vaginose bacteriana e vaginite por Candida.
  • prevenção de infecção (5).
  • Eles ajudam a restaurar a flora vaginal durante a fase aguda do processo.
  • Manutenção do bem-estar íntimo.
  • Eles impedem o crescimento de bactérias e fungos nocivos.
  • Elas produzem ácido lático, substância responsável por manter o pH vaginal ácido.

Que riscos os probióticos íntimos podem produzir?

Em referência aos riscos que o consumo de probióticos íntimos pode causar, foi demonstrado que estes são escassos. Apesar disso, é muito importante consultar seu médico ou ginecologista para avaliar individualmente os riscos que seu consumo pode acarretar.

Os microorganismos que são usados ​​como probióticos têm o selo da Food and Drug Administration dos Estados Unidos e da European Food Safety Authority of Europe.

É importante mencionar que, para um microrganismo ser considerado um probiótico, ele deve ser seguro para qualquer pessoa em qualquer circunstância. Dessa forma, os especialistas recomendam que seu uso, em população de risco, seja avaliado antes do tratamento para não sofrer nenhum tipo de complicação. Estes são alguns dos casos em que se deve ter cautela (6):

  • Pacientes imunocomprometidos.
  • Pacientes com doenças subjacentes muito graves.
  • Pacientes que passaram por cirurgia.
  • Pacientes com maior risco de absorção de probióticos pelo intestino e passagem para o sangue.
  • Pacientes com sangue nas fezes.
  • Pacientes com disfunção pancreática.
  • Pacientes em tratamento simultâneo com probióticos (compostos por uma ou mais bactérias) e antibióticos.

Probióticos ou Prebióticos: Qual é a diferença?

É importante diferenciar entre probióticos e prebióticos, pois eles não são os mesmos. (7, 8, 9). Ambos são usados ​​pelo organismo para produzir efeitos benéficos à saúde. (10). Suas diferenças são muito importantes. Por isso, preparamos a tabela a seguir com a qual você poderá tirar todas as suas dúvidas a respeito.

 probióticosprebióticos
Definiçãosão microorganismos
que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefício à saúde.
Este é o nome dado a compostos não digeríveis presentes na dieta que estimulam o crescimento ou a atividade de microrganismos autóctones, resultando em benefício para a saúde.
FunçãoManter ou melhorar as bactérias "boas" (microbiota) do corpo.Eles agem como fertilizantes, que estimulam o crescimento de bactérias saudáveis ​​no intestino.
efeitosCausam um efeito benéfico na saúde graças, em grande medida, à manutenção do bom funcionamento da microbiota.Eles melhoram o equilíbrio da microbiota humana e estimulam o crescimento de uma classe de bactérias específicas do cólon.
ConsumoPodemos encontrá-los em alimentos como iogurte, kombucha ou azeitonas. A outra forma de incluí-los no nosso dia a dia é através de suplementos ou suplementos alimentares.Nós os encontramos em alimentos com alto teor de fibras, como cebola, banana ou algumas leguminosas. Por outro lado, no que diz respeito aos suplementos alimentares, também são uma boa forma de os incorporar.

Quando é aconselhável usar probióticos íntimos?

O principal motivo do consumo de probióticos íntimos está relacionado, na maioria das vezes, à alteração da microbiota vaginal. Essa alteração pode causar várias infecções, como vaginose bacteriana ou vulvovaginite por Candida. Por esta razão, o uso regular deste tipo de probióticos pode promover o correto equilíbrio da flora vaginal.

O consumo de probióticos íntimos favorece o correto equilíbrio da flora vaginal. Seu uso permite tratar, entre outras infecções, a candidíase vaginal.

Por outro lado, os probióticos íntimos são recomendados para tratar a prevenção da candidíase vaginal. É importante observar que esses tipos de problemas podem ser causados ​​por vários fatores, como:

  • Alterações hormonais durante a puberdade, gravidez e menopausa: Eles estão relacionados a alterações nos estrogênios. Esse hormônio sexual atua na microbiota vaginal produzindo glicogênio. Esse glicogênio é responsável pela produção de ácido lático, sem o qual a microbiota fica menos ácida e mais suscetível a infecções.
  • Menstruação: O sangramento menstrual contém um pH neutro ou levemente alcalino, o que pode fazer com que os lactobacilos não cresçam como deveriam.
  • Douching e uso de sabonetes: O mais aconselhável é não realizar mais de uma ducha vaginal por dia. Além disso, não é conveniente aplicar produtos que não sejam específicos para a área íntima.
  • Consumo de antibióticos e anticoncepcionais: A principal função dos antibióticos é agir contra bactérias Nosso organismo. Portanto, seu uso pode afetar a flora vaginal.
  • Vestindo roupas íntimas muito apertadas: Pode causar o aparecimento de microorganismos patogênicos além de enfraquecer a microbiota vaginal. O mais aconselhável é usar roupas de algodão, evitando as de fibras sintéticas.
  • Má higiene após práticas sexuais.
  • Algumas patologias específicas como a diabetes.
farmacêutico
É aconselhável consultar o seu médico ou ginecologista antes de consumir qualquer tipo de probiótico íntimo. Desta forma, você pode fazer a escolha certa. (Fonte: Instituto Nacional do Câncer: cw2Zn2ZQ9YQ/ unsplash)

Por quanto tempo é aconselhável usar probióticos íntimos?

O uso recomendado e o tempo para consumir probióticos íntimos costumam ser marcados, em grande parte, pelo caso e pela pessoa específica. Isso significa que nem todas as mulheres precisam do mesmo tratamento para resolver um determinado problema. É aconselhável nestas situações ir ao ginecologista para realizar um estudo específico do problema.

De acordo com vários estudos e probióticos íntimos, pode-se dizer que o mínimo recomendado seria um tratamento entre 2 e 4 semanas. Como já mencionamos, dependendo do caso, pode ser estendido até 2 ou 3 meses. O realmente importante antes de usá-los é saber que tipo de probiótico íntimo é o mais adequado para você. Portanto, ir a profissionais médicos é o mais seguro.

Critérios de compra

Se você está pensando em comprar algum tipo de probiótico íntimo, seja oral ou vaginal, é importante levar em consideração uma série de critérios para escolher o mais adequado. O principal é ir ao seu ginecologista para prescrever o mais adequado para o seu caso, mas se você decidir escolher o seu, é recomendável observar as seguintes características.

Quantidade de CFU (Unidades Formadoras de Colônias)

A quantidade de UFC é um dos critérios mais importantes na compra de probióticos íntimos. UFCs são um indicador do número de microorganismos vivos em um líquido. Este valor, determinado pelo número de colônias individuais, descreve o número de células de um organismo em uma amostra líquida ou sólida.

Para que os probióticos produzam um efeito benéfico no corpo, eles devem conter uma quantidade mínima de UFCs entre 1 milhão e 10 bilhões.

O aconselhável, segundo os especialistas, é que contenham uma quantidade mínima de UFCs entre 1 milhão e 10 bilhões. Por isso, é muito importante ler o rótulo do produto para verificar se ele é de qualidade ou não. Além disso, deve-se levar em conta que as UFCs são garantidas até o vencimento do medicamento.

menina tomando probióticos
O uso de probióticos íntimos é recomendado para mulheres que sofrem alguma alteração na flora vaginal. (Fonte: Danilo Alvesd: Y14ONzYtxb4/ unsplash)

Componentes

Os componentes utilizados na fabricação dos probióticos íntimos são essenciais na hora de decidir qual comprar. É aconselhável verificar, na rotulagem do produto, os ingredientes que foram utilizados durante o processo de fabricação. Por outro lado, é necessário mencionar os diferentes alérgenos ou intolerâncias que pode conter.

Entre os principais componentes que costumam ser utilizados na fabricação de probióticos íntimos estão:

  • Lactobacillus.
  • Invólucro da cápsula: Vegetal (hidroxipropilmetilcelulose) ou gelatina.
  • vitaminas: A, B ou C entre outros.
  • Extratos: Presente, sobretudo, em probióticos com sabor íntimo. Costumam aparecer em pó, seco ou em essência.
  • transitários: Maltodextrina, farelo de arroz ou óleo de girassol, entre outros.

Cepas bacterianas

As cepas bacterianas são outro critério importante na escolha do probiótico íntimo mais adequado. As cepas são colônias puras de bactérias, obtidas por clonagem. Eles são catalogados com base em seu gênero, espécie e uma designação alfanumérica. Este seria um exemplo: Lactobacillus acidophilus LA85.

As cepas são colônias puras de bactérias, obtidas por clonagem. Eles são catalogados com base em seu gênero, espécie e uma designação alfanumérica.

Os probióticos íntimos são compostos por um certo número de cepas bacterianas, número que não implica que o produto seja melhor ou pior. Vários estudos mostraram que os benefícios de ambos os probióticos com uma única cepa e com mais de uma, são diferentes dependendo do problema de saúde. Nesse caso, as cepas mais comuns de probióticos íntimos são geralmente:

  • Lactobacillus crispatus: Possui propriedades reconhecidas no tratamento de infecções urinárias e vaginais.
  • Lactobacillus rhamnosus e Lactobacillus reuteri: Têm eficácia comprovada contra micose candida albicans e vaginite.
  • Lactobacillus acidophilus: Favorece o equilíbrio da flora e mantém a vagina no seu pH natural.
  • Lactobacillus Plantarum: Graças à sua alta capacidade de adesão à mucosa vaginal, é muito adequado para restaurar a microflora vaginal.

vias de administração

Em relação à administração de probióticos íntimos, podem ser encontrados no mercado dois tipos de comprimidos, o oral e o vaginal. A escolha de um ou outro dependerá, em grande parte, da pessoa e do caso concreto. É aconselhável ir ao seu médico ou ginecologista para prescrever o mais adequado para você.

Os probióticos vaginais costumam ser mais eficazes porque agem diretamente na origem do problema.

Muitas pessoas têm problemas quando se trata de tomar comprimidos em cápsulas. Os probióticos vaginais geralmente são uma boa alternativa para eles. Em relação ao seu efeito, deve-se notar que os probióticos vaginais costumam ser mais eficazes porque agem diretamente na origem do problema. Apesar disso, tudo vai depender da dose, do caso e da mulher. Por isso, ressaltamos a importância de ir ao seu ginecologista.

Sabor

A maioria dos comprimidos de cápsula geralmente não tem gosto ou, em alguns casos, muitas vezes produz uma sensação desagradável na boca. Por esse motivo, os probióticos íntimos costumam ter uma grande variedade de sabores em comprimidos orais. Além disso, alguns deles são apresentados na forma de uma jujuba.

Quanto aos sabores, os mais comuns costumam ser: mirtilo, cereja, frutas silvestres ou morango. No rótulo do produto deve constar se tem sabor ou não. É um critério que não tem impacto nos efeitos benéficos dos probióticos íntimos. Simplesmente, é uma ajuda para aquelas pessoas que não são propensas ao seu consumo.

orgânico e vegano

A origem e origem dos ingredientes de muitos probióticos íntimos costuma ser uma seção a ser levada em consideração por muitas mulheres. O processo de elaboração e fabricação desse tipo de probiótico costuma ser explicado na maioria dos medicamentos no rótulo ou no prospecto. Caso isso não apareça, é preferível escolher outro produto.

É muito importante verificar se esses critérios estão especificados no probiótico, podendo assim escolher o mais adequado para você. Apesar disso, se você tiver alguma dúvida, é aconselhável consultar o seu médico ou ginecologista para que ele possa aconselhá-lo sobre sua escolha. Por outro lado, vale ressaltar que é cada vez mais comum encontrar no mercado probióticos íntimos de origem natural, orgânica, vegetariana ou vegana.

Resumo

Como você pôde verificar, o uso e consumo de probióticos íntimos está adquirindo considerável importância, seja para melhorar a flora vaginal ou para tratar algum tipo de infecção. Desta forma, cada vez mais mulheres decidem seguir algum tipo de tratamento com este tipo de probióticos.

Portanto, o principal é saber que tipo de problema você quer resolver e que tipo de tratamento deve seguir. A quantidade de CFU, cepas bacterianas ou o formato são alguns dos critérios a ter em conta antes de comprá-los. A partir daqui, recomendamos que consulte o seu médico ou ginecologista para qualquer tipo de problema relacionado com a zona íntima. Esperamos que esta informação tenha sido útil para você aprender em primeira mão como funcionam os probióticos íntimos. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com sua família e amigos!

Poderá estar interessado em

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go up

Este website utiliza cookies para garantir que obtém a melhor experiência na sua navegação. Leia mais