Gravata borboleta para homem: qual é a melhor de 2021?

 

A gravata borboleta para homem é, sem dúvida, um elemento que confere distinção e originalidade. Seja em casamentos, tapetes vermelhos, galas chiques, noites informais ou mesmo no dia a dia, este acessório combina elegância e modernidade sem quebrar o protocolo. O melhor é que este emblema do bom traje está ao alcance de qualquer bolso.

A gravata-borboleta masculina, também conhecida como a gravata borboleta ou gravata borboleta, já é um acessório essencial no guarda-roupa de qualquer cavalheiro. Porém, escolher o mais adequado, dar o seu respectivo nó e combiná-lo com os demais elementos do traje em questão, requer conhecimento prévio.

O mais importante

  • Hoje é possível encontrar gravatas-borboleta clássicas de seda e outras feitas com materiais tão diversos como a cortiça e a madeira.
  • Seu uso não é estritamente gala. A cada dia, mais e mais adeptos deste acessório o utilizam no dia a dia com trajes mais informais.
  • Seu design, tamanho, material com que é feito, facilidade de uso e evento são critérios de compra a considerar antes de comprar uma gravata borboleta.

As melhores gravatas-borboleta do mercado: as nossas preferidas

Devido à crescente popularidade das gravatas-borboleta masculinas, agora existem várias marcas que oferecem centenas de modelos. Isso, longe de tornar a escolha mais fácil, pode gerar confusão. Por esse motivo, você encontrará abaixo um ranking que contém as cinco melhores gravatas-borboleta do mercado.

Gravata borboleta por Massi Morino

Esta gravata borboleta está no topo do ranking por sua boa qualidade e preço baixo. Feito de microfibra, ele imita velhas gravatas-borboleta de seda, tornando-o um acessório elegante e confortável. Além disso, pode ser ajustado individualmente, tornando-o perfeito para todos os tipos de colares. Como se não bastasse, vem em uma caixa elegante que o torna ideal para presentear.

 

Gravata borboleta lanpix

Esta elegante gravata Lapix é 100% feita à mão. É feito de poliéster e é ajustável de 28 a 50 cm, o que o torna adequado para quase todos os tamanhos de pescoço. Possui fechos de velcro para tornar o fechamento mais rápido e fácil. Este modelo está disponível em quatro cores, cuja escolha dependerá do traje e da ocasião.

 

Gravata borboleta Colton Foster preta

Esta gravata borboleta é perfeita para aqueles que amam uma elegância despreocupada. Ele foi desenhado por Colton Foster para sua linha de base e é feito de tecido 100% poliéster Burlington, dando-lhe um toque casual. Esta gravata borboleta preta também tem o logotipo da marca espanhola. Qualidade, estilo e originalidade em uma gravata borboleta.

 

Gravata borboleta por DonDon

A gravata borboleta DonDon é o complemento perfeito para quem deseja usar este acessório com um Vejo mais casual ou até mesmo para roupas casuais. Este modelo é feito à mão, com 100% algodão. É ajustável para colarinhos até 50 centímetros e está pronto a vestir. Ele está disponível em pelo menos 16 cores.

 

Gravata borboleta da Green Stuff Björn

Esta gravata borboleta ganhou um lugar no ranking não apenas por seu design moderno, atraente e leve, mas também porque a marca Green Stuff Björn apóia a organização One Tree Planted. Para cada gravata borboleta vendida, uma árvore é plantada. Sem dúvida, uma maneira de conseguir um acessório de nogueira artesanal e ao mesmo tempo ajudar o planeta.

 

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre gravatas-borboleta masculinas

Hoje, existem milhares de designs de gravatas-borboleta. Além disso, este item estiloso deve ser escolhido dependendo do tipo de gola da camisa com a qual será usado. Por outro lado, a cor e o padrão também são fatores a serem considerados antes de comprar um. Essas e outras questões são tratadas na próxima seção deste artigo.

Por que esse acessório é chamado de gravata borboleta?

Em seus primeiros dias, a gravata borboleta era conhecida como gravata ou gravata, que foi o nome que a monarquia francesa lhe deu devido à sua origem croata. Mais tarde, este artigo evoluiu para outras formas. No entanto, durante esse processo, as gravatas-borboleta atualmente conhecidas receberam esse nome devido ao formato de pássaro que formam em conjunto com as golas das camisas.

Embora na Espanha sejam conhecidas como gravatas-borboleta, é interessante que este elegante acessório seja conhecido por diferentes nomes na América Latina. Abaixo está o nome pelo qual são conhecidos em alguns países de língua espanhola. Quem sabe um dia alguém vai pegar emprestado um “arco” ou um “humita” e aí você saberá do que está falando.

  • Argentina: Gravata borboleta.
  • Colômbia: Gravata borboleta.
  • Uruguai e Paraguai: Gravata borboleta.
  • Peru: Gravata Michi.
  • Pimenta: Humita.
  • Panamá: Gravata Kitty.
  • México: Gravata borboleta.
  • Venezuela: Hallaquita.
 
Você sabia que o mundo da moda concorda que a história do que conhecemos hoje como gravata borboleta começou no século 17, nas Guerras Prussianas? Este item foi usado por mercenários croatas, que usavam uma espécie de lenço que colocavam no pescoço com a intenção de fechar a abertura de seu camisas.

É melhor uma gravata-borboleta masculina com um botão ou um nó?

A grande maioria das gravatas-borboleta atualmente no mercado tem um botão para facilitar o uso. No entanto, a gravata borboleta amarrada ainda é usada, embora neste caso seja necessário saber amarrá-la (isso será explicado mais tarde). De qualquer maneira, existem prós e contras. Estes são apresentados a seguir.

 

Modelo Forma Benefícios Os inconvenientes Dicas de uso
Gravatas-borboleta abotoadas / Clique em Laços pré-amarrados que se fecham com um laço fechado por um botão ou que se fecham diretamente com uma fivela. Eles são confortáveis ​​e fáceis de usar. Além disso, eles não correm o risco de se livrar. Eles podem parecer um tanto artificiais. Trajes informais ou parece mais relaxado.
Gravata borboleta / Auto gravata Laços com formato predefinido para amarrar no momento do uso. Eles permitem uma maior liberdade de jogo com as linhas e sua simetria. Eles são mais complicados de colocar. Isso requer prática. Trajes tradicionais, smokings e fraques.

Quais são os modelos de gravata-borboleta masculina no mercado?

Depois de comparar o botão e as gravatas-borboleta amarradas, podemos proceder à avaliação das cinco principais categorias de gravatas-borboleta atualmente no mercado. Eles se distinguem por sua forma, tamanho e estilo. Portanto, para poder diferenciá-los facilmente, aqui estão suas características mais marcantes.

 

  • Gravata borboleta clássica: Uma das gravatas-borboleta mais conhecidas e antigas pelo seu design. Seu nó é de tamanho regular, embora sempre menor que o tamanho das pontas, que neste caso nunca se projetam.
  • Gravata borboleta justa: É caracterizado por ser muito estreito e fino. Tornou-se popular na década de 1950, pois era usado por atores e músicos de Hollywood em todo o mundo.
  • Gravata borboleta fina: É um pouco mais largo que o anterior. Hoje você pode encontrar muitos modelos desse tipo.
  • Gravata borboleta: Um dos maiores e mais complexos de colocar. É geralmente usado com golas italianas, mas também com ternos informais e golas mais largas.
  • Gravata borboleta de diamante: Possui pontas mais largas, semelhantes à gravata borboleta, mas com menos abertura. Suas extremidades terminam em bico, característica que lhe dá nome, embora também seja conhecida como “asa de morcego”.

 

O que é aconselhável usar corretamente uma gravata-borboleta masculina em qualquer ocasião?

Hoje, embora as gravatas-borboleta ainda sejam usadas em eventos com regras de vestimenta rígidas, elas também são usadas para complementar roupas casuais. De qualquer forma, nunca é demais saber algumas regras básicas de estilo que o ajudarão a usá-las adequadamente. Abaixo está uma lista de dicas de protocolo.

 

  • Incursão: Se for para ser usado pela primeira vez, é melhor optar por cores sólidas e sóbrias, para não estranhar o acessório. É importante mencionar que no final, o mais importante é se sentir confortável, então um design arrojado é válido, desde que essa máxima seja cumprida.
  • Camisa: Recomenda-se usá-lo com camisa de mangas compridas e casaco. Embora no mundo da moda nada seja proibido, seu uso com camisetas ou camisas pólo não é comum.
  • Gama de cores: Se, além da gravata borboleta, forem usados ​​lenços e suspensórios, recomenda-se que sejam da mesma gama de cores.
  • Colares: Recomenda-se usá-lo com camisas de botão e gola rígida.
  • Fumar: O smoking é, por excelência, o conjunto ideal para usar uma gravata borboleta. Além disso, deve vir acompanhado de cinto ou, na sua falta, colete.

Quais camisas são as melhores para gravatas-borboleta masculinas?

A camisa e a gravata borboleta são praticamente inseparáveis. Ao escolher uma gravata borboleta, você precisa pensar em que tipo de gola de camisa ela será usada, caso contrário você corre o risco de ficar muito grande ou muito curta. Existem três tipos de colares recomendados para o uso correto. Estes são apresentados a seguir.

 

  • Smoking ou colarinho de ópera: As pontas do colarinho do smoking são pequenas e projetadas para gravatas-borboleta. Eles combinam perfeitamente com smokings e casacos.
  • Colarinho italiano: Este tipo de gola tem as lâminas bem separadas, o que o torna perfeito para usar gravatas-borboleta, pois o grande espaço entre elas permite que a gravata-borboleta receba toda a atenção.
  • Colarinho inglês: É o modelo mais clássico. Essa alça tem lâminas mais fechadas que a italiana, essa é a única diferença entre as duas. Suas pontas são alongadas e seu tamanho pode variar dependendo do modelo da camisa.

 

No início, a gravata-borboleta era conhecida como gravata ou gravata, nome que lhe foi dado pela monarquia francesa devido à sua origem croata. (Fonte: Hermes RIvera: FXpJgHKJQ4I / Unsplash.com)
 

Como escolher entre gravata e gravata borboleta para homem?

Uma das dúvidas mais comuns na hora de vestir um terno é se será melhor complementá-lo com uma gravata ou uma gravata borboleta. Conforme mencionado acima, existem usos recomendados para gravatas-borboleta, como um smoking. No entanto, mesmo se usado em um smoking ou fraque, o gosto pessoal ainda será importante.

 

Embora a decisão seja individual (dentro dos limites do recomendado), abaixo você encontrará uma tabela comparativa que mostra os prós e os contras de usar gravata ou gravata borboleta em diferentes ocasiões ou eventos.

Modelo vantagem Desvantagens
Gravata borboleta Traz originalidade.

 

É um item versátil. Pode ser usado em eventos formais e informais.

As gravatas-borboleta com botões são fáceis de usar e provavelmente não se desfarão.

É quase obrigatório usá-los com um casaco. Sem ele, esteticamente, pode parecer estranho.

 

Alguns modelos são muito distintos, o que pode afetar o resto do traje.

Gravata É um suplemento diário ideal.

 

Adapta-se a qualquer ocasião.

Ele é usado com uma jaqueta.

Seu nó é mais fácil do que o da gravata borboleta.

A largura da gravata pode não ser adequada para o terno.

 

As cores da gravata devem sempre combinar com o terno.

Um nó mal feito é pior do que ficar sem.

Como amarrar a gravata borboleta?

Amarrar nossa gravata borboleta corretamente é vital, caso contrário, você corre o risco de estragar completamente a roupa. Existe uma maneira correta de colocá-lo. Para isso, você precisa seguir seis passos, além de ter paciência e estar atento o tempo todo que a prática leva à perfeição.

 

  • Em primeiro lugar, a gola da camisa é envolvida com o laço, certificando-se de que ambos os lados estão nivelados.
  • Mais tarde, um nó simples é feito, cruzando a frente e puxando uma das pontas para a frente.
  • A terceira etapa consiste em agarrar a ponta que está por baixo e dobrá-la para o centro, de modo a cobrir a parte frontal. A mesma distância deve ser deixada de cada lado, sempre tendo o nó como ponto central.
  • Desta maneira, você obterá uma extremidade com uma dobra e a outra com a extremidade do laço.
  • Então, a extremidade mais longa que estava abaixo é passada para a frente.
  • Finalmente, Pegamos nas duas pontas previamente dobradas e juntamos na frente, colando em forma de borboleta com as asas fechadas. Pronto, sua gravata borboleta está pronta para vestir.
 

Critérios de compra

Antes de comprar uma gravata borboleta para homem, existem alguns aspectos que devem ser levados em consideração, tanto estéticos quanto funcionais. Seu design, tamanho, material ou facilidade de uso são características que devem ser levadas em consideração para não haver surpresas desagradáveis ​​com este acessório. Esses tópicos são explorados a seguir.

Projeto

Existem centenas de designs de gravatas-borboleta. Os negros são, sem dúvida, os mais elegantes. Porém, existem gravatas-borboleta com estampas de videogames, filmes de ficção científica ou elementos distintivos de um esporte, entre outros. Em última análise, tudo tem a ver com o gosto individual de quem o usa. O importante é se sentir confortável.


A grande maioria das gravatas-borboleta atualmente no mercado tem um botão para facilitar o uso. (Fonte: Parker Whitson: DynV-rI-3CY / Unsplash.com)

Cortar

Certificar-se de que o tamanho que você escolheu para nossa gravata borboleta é o certo é crucial. Uma gravata borboleta muito grande ou muito pequena pode arruinar até mesmo o traje mais elegante. Para ajudá-lo nessa tarefa, os tamanhos são fornecidos a seguir, que correspondem à medida de lado a lado da gravata borboleta:

  • Super pequeno: 3 cm
  • Pequeno: 4 cm
  • Mediana: 5 cm
  • Alta: 6 cm

Equipamento

As gravatas-borboleta mais clássicas são em seda. Eles são recomendados para eventos black-tie em que você não pode desafinar os outros. No entanto, existem muitos outros materiais usados ​​para fazer gravatas-borboleta. Abaixo segue uma tabela com os tecidos ou materiais mais usados ​​e seus usos recomendados.

Equipamento Uso recomendado
Seda Estes são os mais clássicos. Eles são recomendados para eventos black-tie.
Algodão Seu uso é mais versátil. No entanto, ainda são recomendados para eventos onde trajes elegantes são obrigatórios.
Poliéster ou microfibras Eles podem ser usados ​​em festas informais ou eventos formais, mas não para o código de vestimenta.
Madeira ou Cortiça Para alguns, mais descolados gravatas borboleta. Eles são recomendados para ambientes informais.

Fácil de usar

São gravatas-borboleta que já vêm com o nó feito, o que facilita o uso. No entanto, esse tipo é considerado menos elegante que o clássico. Em contraste, os clássicos, embora adicionem elegância, são mais difíceis de amarrar e podem ser desfeitos. A escolha deve ser de acordo com o evento, pois embora pareça difícil, é possível aprender a amarrar uma gravata borboleta.

Evento

Novamente, são sugeridos os usos da gravata borboleta para eventos específicos. Gravatas-borboleta simples em tons escuros de azul, marrom acinzentado e obviamente preto são freqüentemente usadas em eventos de indumentária. Estampas ou de poliéster ou outras microfibras são mais indicadas para casamentos, festas ou eventos mais informais.

Resumo

Conforme observado neste artigo, as gravatas-borboleta são sinônimos de elegância e distinção há séculos. Atualmente, a grande variedade de gravatas-borboleta no mercado tornou sua fabricação fácil e barata. Porém, antes de adquirir uma gravata borboleta, é preciso pensar no traje com que ela será usada, além do evento.

Da mesma forma, conhecer os modelos e formas de uso é fundamental para conseguir uma gravata borboleta que atenda às nossas necessidades. Uma gravata borboleta pode ser agradável aos olhos. No entanto, se for usado com uma camisa inadequada, não aparecerá. Por esse motivo, este artigo e outras recomendações necessárias foram dados para obter o melhor.

Obrigado por nos ler. Se gostou deste artigo, por favor ajude-nos comentando e partilhando nas suas redes sociais. Vejo você em breve!

(Fonte da imagem em destaque: Wojtek Mich: Amg01aBKEo / Unsplash.com)

 

 

Este website utiliza cookies para o seu correcto funcionamento. Ao clicar, concorda com a utilização desta tecnologia e com o processamento dos seus dados para esta utilização.    Configurar e mais informações
Privacidad