Grappa: Qual é o melhor de 2022?

Todo amante de bebidas adora sabores e cheiros diferentes, e cada um tem seu próprio ritual quando se trata de servi-los e consumi-los. Obviamente, muitos deles possuem uma forma usual de processamento que vai do preparo à degustação. De qualquer forma, você deve consumir uma bebida alcoólica com moderação.

E cito este último porque hoje iremos fornecer informações sobre o grappa. Trata-se de um licor muito apreciado em diversos países, principalmente na Itália, mas também em outros como o Uruguai ou a Argentina. Então você receberá todo tipo de informação, desde sua origem, passando por uma série de critérios de compra, até diferentes opções recomendadas.

O mais importante

  • O grappa É uma bebida destilada obtida a partir do bagaço e de certos desperdícios das uvas prensadas.
  • Existem diferentes variedades com diferentes cores, aroma e sabor.
  • No final do artigo, você encontrará uma série de critérios de compra que podem ajudá-lo a escolher entre qualquer uma das opções existentes no mercado.

Ao melhor grappa mercado: nossas recomendações

Para entrar no mundo de grappa, uma bebida com um teor alcoólico bastante elevado, ofereceremos quatro opções interessantes. Todos são válidos para quem nunca experimentou e para quem conhece as virtudes deste destilado criado a partir do bagaço e dos seus resíduos.

Melhorar grappa feito por uma das melhores destilarias

LER  Shaker: Qual é o melhor de 2022?

Grappa oferecido por uma das destilarias mais importantes como a Nonino. Esta variedade possui teor alcoólico de 43%. Sua cor é âmbar brilhante e vívido, bonito de se ver.

Quanto aos cheiros, destacam-se algumas frutas como o damasco, cereja, ameixa e passas, mas também especiarias e chocolate. Seu sabor reflete a fruta doce, o próprio chocolate ou o maçapão.

Melhorar grappa por seu valor para o dinheiro

Oferecido por uma importante vinícola como a Cellini, destaca-se pela cor incolor e cristalina. Apresenta aroma a frutos frescos e bagas, enquanto o seu sabor confirma a presença de fruta com persistência na boca.

É elaborado a partir das uvas Pinot e Glera, destilado em alambiques a vapor e envelhecido 6 meses em barricas de aço. O teor alcoólico é de 38%.

Ao melhor grappa feito em alambiques de cobre

Um espetáculo para ver graças à sua cor dourada brilhante. Possui teor alcoólico de 40%, o que é bastante comum em um grappa. Elaborado com bagaço de uvas Merlot e Cabernet.

Seu aroma lembra frutas cítricas e tons de baunilha e alcaçuz. No paladar, o que se percebe no olfato é transferido, pois na boca predominam os sabores cítricos.

Ao melhor grappa com 50% de álcool

LER  Bourbon: Qual é o melhor de 2022?

O grappa Riserva de Nardini tem uma cor amarelada com reflexos âmbar. Tem uma graduação ligeiramente mais alta do que o resto das grappas do classificação, já que chega a 50%.

Seu aroma possui notas frutadas e um toque de canela com especiarias, mel e madeira. Quanto ao sabor, é intenso na doçura e apresenta doces notas de especiarias e baunilha. Muito equilibrado.

Guia de compra: o que você precisa saber grappa

Chegamos ao momento em que vamos mergulhar nesta bebida conhecida como grappa. Quer já o conheça ou seja a primeira vez que lê algo sobre o mesmo, iremos oferecer-lhe algumas informações úteis para que possa descobrir a sua origem, tipos e características. Se tudo isso servir para despertar sua curiosidade, ou para fazer você descobrir novas informações, ficaremos muito satisfeitos.

Existem diferentes variedades com diferentes cores, aroma e sabor.
(Fonte: Grogoryeva: 102253056 / 123rf.com)

o que grappa e como é feito?

Trata-se de uma bebida alcoólica tradicionalmente obtida a partir dos restos de uvas prensadas que não serão utilizadas na produção de vinho. Estamos a falar de uma aguardente que passa por um processo em que se procura a concentração e preservação dos aromas.
Para isso, utilizamos alambiques, aparelho que serve para fazer a destilação.

Graças ao Regulamento da União Europeia 1576/89, que se refere à definição, descrição e apresentação de bebidas espirituosas, a Itália tem o uso exclusivo do nome Grappa. O teor de álcool de grappa geralmente em torno de 40% de graduação. Em qualquer caso, não pode ser inferior a 35,5% depois de concluída a preparação.

Qual é a origem de grappa?

Deixamos claro que grappa É um brandy feito de bagaço de uva. No entanto, a própria aguardente tem uma origem semi-desconhecida, embora se saiba que na antiguidade os povos mediterrânicos já faziam este licor com bagaço de uva. Agora, a origem da destilação é atribuída ao povo chinês, embora tenha sido aperfeiçoada pelos árabes.

Quanto ao próprio grappa Aquele que conhecemos hoje nasceu em Bassano del Grappa há pouco mais de 400 anos. Esta cidade pertence à região de Veneto e à província de Vicenza. Pode ser usado em receitas gourmet como guisados ​​ou doces, embora alguns italianos tendam a tomá-lo após certas refeições por causa de sua ação digestiva.

Grappa é uma bebida destilada obtida a partir do bagaço e de certos resíduos de uvas prensadas. (Fonte: Simone724: 27864674 / 123rf.com)

Como está o grappa por família e origem?

Por ser uma bebida cuja principal matéria-prima são as uvas, como nas outras, existem diferentes tipos de grappa. Tudo depende de vários fatores, como o tipo de uva utilizada, a sua conservação ou os sabores adicionados, se necessário. Isso pode ser dividido em dois ramos principais com uma série de características associadas.

Família Características
Monovitigno Grappa É feito com apenas um tipo de uva. O escolhido é geralmente caracterizado pelo seu sabor adocicado.
Grappa com sabor Podem ser utilizados diferentes tipos de uvas, aos quais se agregam aromas de menta, cominho ou anis, entre outros.

Também temos uma classificação por sua origem na própria Itália:

  • Grappa por Friuli
  • Grappa da Lombardia
  • Grappa do Piemonte
  • Grappa Upper Adige
  • Grappa por Barolo
  • Grappa de Veneto
  • Grappa por Trentino

Qual é a melhor forma de servir o grappa?

O grappa Normalmente é servido a copo, embora possa variar. Dado o seu estatuto de bebida digestiva devido ao elevado teor alcoólico, é consumido após as refeições. Normalmente não é misturado, mas geralmente acompanha o café após o jantar.
Mesmo assim, há quem acrescente esse conhaque ao café, que é sempre límpido, a partir de suas características principais.

Para além da sua utilização como bebida após refeições de certa intensidade ou como acompanhamento de refeições após o jantar com um bom café, é também utilizado na gastronomia. Não é raro que apareça em diversas receitas gastronômicas, principalmente em alguns guisados, mas também em pastéis. Estamos, portanto, antes de um brandy todo-o-terreno.

Observe que a temperatura na qual o grappa pode variar dependendo de certos fatores. Por exemplo, um idoso pode variar entre 18 ° e 20 ° de temperatura. No entanto, os condimentos devem ser servidos em torno de 15 °. Unha grappa o mais novo deve ser servido frio. O normal é fazer em torno de 10 °.

MarcialVelho satírico
“A colheita é encharcada por chuvas contínuas; mesmo se você quiser, estalajadeiro, você não pode vender vinho puro.”

Você precisa investir muito dinheiro para comprar um imóvel? grappa?

Pode-se dizer que existem marcas importantes de grappa que vendem algumas das suas variantes de qualidade por um valor entre 20 e 30 euros. Obviamente, tudo depende das características da bebida, ou seja, da qualidade da sua matéria-prima, da sua produção e da sua maturação. É verdade que existem garrafas que podem ultrapassar os 100 € sem problemas.

Quais são as principais diferenças entre marc e grappa?

Embora a marca e o grappa Pertencem ao mesmo tipo de bebida alcoólica, não são exatamente iguais e existem diferenças sutis. Embora o bagaço seja a denominação espanhola e o grappa é italiana, há variantes que dizem respeito à origem da bebida, ao uso dos tipos de uvas e à destilação, estando na grappa muito mais refinado.

Na Espanha, o bagaço é servido principalmente em pequenos copos, comumente conhecidos como cupês. Na Itália, embora também possa ser feito da mesma forma, é tradicionalmente servido em taça de tulipa para poder perceber melhor os aromas. Sim, é verdade que se parecem muito, mas é nos detalhes que residem as diferenças.

Grappa geralmente é servido a copo, embora isso possa variar.
(Fonte: Simone724: 27864656 / 123rf.com)

Critérios de compra

Caro leitor, você já deve ter conhecido grampos com características diferentes, você foi imbuído de parte de sua origem, suas principais famílias e a classificação por sua origem. Você também pôde descobrir o que é mais conveniente para servi-lo. Agora, nas próximas linhas, vamos destacar os fatores mais importantes na compra de seu grappa ideal.

Destilaria

Existem diferentes destilarias italianas que gozam de grande prestígio pela qualidade e variedade dos seus grampos. Assim, alguns dos mais famosos são Nonino, Poli, Nardini ou Domenis, entre outros. Com isto pretendemos dizer-lhe que, em primeiro lugar, se pretende um bom brandy, é melhor optar por alguns dos mais característicos. Eles não vão te decepcionar.

Grappa é uma bebida alcoólica tradicionalmente obtida a partir dos restos de uvas prensadas que não serão utilizadas na produção de vinho. (Fonte: Ammentorp: 44192109 / 123rf.com)

Família principal

Quando falamos em sabores, devemos ter em mente que uma porcentagem significativa se reduz a termos subjetivos. E principalmente em pessoas que não buscam mais pretensão do que algo agradável ao paladar. Se você ainda não experimentou as duas grandes famílias em que grappa, tente fazer isso para definir sua preferência.

Como já dissemos, o grappa O Monovitigno é feito com uma única uva, mas sempre com grande concentração de sabor e com a opção principal de uma variedade doce. Por sua vez, grappa Saboroso é aquele que, além disso, agrega diferentes aromas de laranja, erva-doce, cominho e até café, entre outros.

Aroma e sabor

O grappa É conhecida como bebida alcoólica obtida a partir do processamento do bagaço da uva. Então, o sabor será determinado pelo tipo de uva utilizada, a destilação, o uso ou não dos sabores e claro a sua conservação. O ideal é experimentá-lo, pois alguns podem ser mais agradáveis ​​do que outros em aroma e sabor.

Maturação e cor

A maturação de um grappa ele determinará parcialmente seu aroma e sabor. Além disso, depende também do tipo de barril utilizado, pois por isso o líquido pode adquirir uma determinada cor. Como regra geral, se envelhecer em barricas de carvalho, a cor será mais amarelada. Se um barril de cinza tiver sido usado, ele permanecerá incolor.

Resumo

O grappa É a marca italiana. Esta aguardente, graças à sua denominação de origem, recebe este nome quando é obtida no país transalpino e mais particularmente nas regiões listadas. Seu alto teor de álcool o torna adequado para a digestão, e é justamente nesse ponto que muitos italianos o servem sozinho ou com café.

Hoje é uma bebida muito popular que, graças à imigração italiana, também encontrou acomodação em países como Argentina, Uruguai ou Suíça. Existem várias destilarias com uma grande tradição ao longo de décadas. Estes são os que você deve procurar na hora de comprar este bagaço italiano porque você terá uma ideia exata de seu sabor.

Se gostou do que leu, fique à vontade para compartilhar em suas redes sociais ou deixar um comentário.

(Fonte da imagem em destaque: Simone724: 27864641 / 123rf.com)

Deixe um comentário

Este website utiliza cookies para o seu correcto funcionamento. Ao clicar, concorda com a utilização desta tecnologia e com o processamento dos seus dados para esta utilização.    Configurar e mais informações
Privacidad