Fogões a gás: qual é o melhor de 2022

Durante anos, na Espanha, os fogões a gás têm sido usados ​​na esfera doméstica e comercial. Embora os avanços na tecnologia tenham dado importância a outros mecanismos de cozimento, isso não resultou na retirada dos aparelhos movidos a gás. Pelo contrário, a evolução da tecnologia gastronómica tem procurado corrigir algumas lacunas e melhorar as vantagens que caracterizam este tipo de cozinha.

Os fogões a gás desenvolveram vários fatores de inovação que continuam a proclamá-los como as rainhas da gastronomia. Avanços em segurança, facilidade de limpeza, estética e flexibilidade de instalação, além de melhorias relacionadas aos seus mecanismos de cozimento, têm devolvido os fogões a gás à sua importância perdida. Se você é uma daquelas pessoas que está acostumada a trabalhar com eles, este artigo fornecerá tudo o que você precisa saber para encontrar o que é certo para você. Vamos começar!

Mais importante

  • O fogão a gás é o modelo mais econômico e durável no que diz respeito ao trabalho, tanto doméstico quanto comercial. Além disso, é o preferido dos chefs profissionais.
  • Atualmente, existem mecanismos de segurança muito modernos e eficazes que evitam qualquer perigo, minimizando uma das desvantagens mais importantes deste tipo de cozedura.
  • Se o seu desejo é adquirir um fogão a gás, deve-se levar em consideração suas necessidades e alguns critérios que diferenciam alguns produtos de outros: segurança, tamanho, cozimento, fogão e forma de instalação.

Os melhores fogões a gás do mercado: Nossas recomendações

A seguir, mostraremos uma lista dos melhores fogões a gás do mercado. Com as nossas recomendações facilitaremos a decisão de compra, escolhendo entre diferentes opções de acordo com as suas necessidades e interesses. Pegue um lápis e papel e saiba quais modelos são mais populares entre os usuários.

O melhor fogão a gás por sua relação custo-benefício

Este fogão a gás da marca Noxton é composto por 4 queimadores com KIT GPL, tem 60cm e é fabricado em aço inoxidável. Além disso, tem uma potência de 7800 watts e é adequado para funcionar com gás natural ou butano.

LER  Combas: qual o melhor de 2022

Recomendamos este fogão a gás como a melhor relação qualidade / preço. Os usuários que gostaram apontam sua facilidade de uso e instalação. Além disso, destacam-se a qualidade das suas funcionalidades e a possibilidade de ter uma boa equipa a um preço acessível.

O melhor fogão a gás com 3 queimadores

Este fogão a gás butano ou propano Orbegozo FO 3450 tem ignição piezoelétrica e três queimadores. Sua potência varia entre 750 e 1800 W, e é adequado para uso externo. Suas dimensões são 60 x 36,5 x 10 cm e é branco. Além disso, possui um revestimento antiaderente.

Este fogão a gás pode funcionar com gás G-30, pressão 30 âmbar e G-31, com pressão 37 mbar. Seus usuários ressaltam que, embora não tenha uma potência muito elevada, cumpre perfeitamente sua função. Além disso, é fácil de guardar e os seus três queimadores oferecem a possibilidade de confeccionar diferentes preparações.

O melhor fogão a gás para sua segurança

Este cooktop a gás natural da marca Hisense tem 3 zonas de cozinhar e mede 60 cm. Além disso, as grelhas são de ferro fundido e os queimadores a gás sobre uma placa de vidro.

Este fogão a gás, para além de ser elegante e fácil de limpar graças ao seu fundo de vidro, possui os sistemas de segurança mais recomendados que o protegerão, se necessário, dos principais perigos de uma cozinha. Por isso, possui ignição automática integrada aos controles e sistema de segurança GasStop para evitar vazamentos de gás.

O melhor fogão a gás pela sua potência

Este fogão a gás butano da marca Cata tem 4 queimadores e grelhas de ferro fundido; seu prato é feito de vidro. Sua largura é de 59 cm e sua potência é de 8 kW (8.000 watts). Além disso, possui sistemas de ignição eletrônica e válvulas de segurança.

LER  Botas femininas de borracha: quais são as melhores de 2022

Esta cozinha é essencial se procura uma cozinha particularmente potente. Seus 4 queimadores são divididos em 2 de 1,75 kW, 1 de 3,5 kW e um auxiliar de 1 kW. Pesa 9 quilos e seu suporte quadrado melhora a estabilidade de qualquer mensagem, mesmo que seja movida. Um produto de fácil instalação e estilo moderno para sua cozinha.

O melhor fogão a gás para acampamento

Este fogão portátil a gás da marca MPM é feito de alumínio e pesa 3 kg. Por outro lado, possui uma tampa que o torna fácil de transportar e evita a sujidade. A sua saída de gás G30-37 permite a utilização do fogão a gás butano adaptado às normas da União Europeia.

Este fogão a gás é ideal para o seu acampamentos, actividades ao ar livre e até como cozinha adicional para situações que o exijam com muitas pessoas. Sua potência total é de 4,3 kW e seu consumo de gás é de 313 g / h. Além disso, sua caixa esmaltada protege contra fatores como umidade e garante sua longevidade. Seu tamanho confortável e baixo peso permitem que seja móvel e rapidamente instalado onde você quiser cozinhar.

Guia de compra: o que você precisa saber sobre fogões a gás

Se você ainda não tem certeza se deve comprar um fogão a gás, tenha cuidado, pois aqui destacamos as dúvidas mais comuns e importantes para os usuários deste tipo de eletrodoméstico. Abaixo você encontrará informações essenciais que o ajudarão a esclarecer seu processo de compra. Assim você pode escolher o fogão a gás ideal para você e sua casa.

O uso do fogão a gás é um prazer para quem gosta de cozinhar. (Fontes: Briscoe: 7MAjXGUmaPw / unsplash)

O que são fogões a gás?

O fogão a gás é um aparelho projetado para cozinhar alimentos. Tem várias placas ou luzes que estão na placa. Além disso, pode incluir ou não um forno, que pode ser utilizado individualmente ou em simultâneo com as placas, podendo ser integrado ou instalado de forma independente. O tamanho do fogão a gás de que você precisa depende de suas necessidades.

A principal diferença com os outros tipos de fogões é que funcionam com gás natural ou butano, ou seja, por canos ou botijões, respectivamente.

É o tipo de cozinha mais comum na maioria das residências e, por sua vez, a mais econômica. É caracterizado por sua chama, potência e velocidade de cozimento.

Por que comprar um fogão a gás?

Vale a pena responder a essa pergunta com outra pergunta: Por que não comprar? Pense nas facilidades e nas satisfações que um fogão a gás pode proporcionar à sua casa. A seguir, forneceremos os principais motivos pelos quais você deve ter um para o seu dia-a-dia:

  • É mais barato que os modelos elétricos, tanto em operação (gás) quanto no preço de compra.
  • Existe uma variedade dependendo de seu uso, como fogões a gás portáteis.
  • Eles estão seguros. Possuem válvulas de segurança para possíveis vazamentos de gás.
  • Eles têm maior potência e velocidade de cozimento do que os modelos elétricos.
  • É ideal para os amantes da cozinha, graças à sensação de fogo real.
  • Respeitam mais o meio ambiente graças ao menor consumo de CO₂ do que as placas de cerâmica e indução.

Como funciona um fogão a gás?

É sempre bom saber como funciona o seu fogão a gás, pois pode ajudá-lo a lidar com qualquer imprevisto sem a necessidade de ajuda profissional. Se você estiver usando gás natural, ele virá do abastecimento atual da sua casa e, no caso de uso de botijão, virá daí.

O gás é direcionado aos queimadores para se misturar ao ar e começa a ser liberado pelos orifícios dos queimadores. Por fim, essa mistura entra em contato com a faísca até que a chama seja projetada.

Por outro lado, para um bom funcionamento, é necessário saber ligar e desligar o fogão a gás de acordo com suas características. A seguir, esclarecemos as etapas a seguir:

  • Se o seu fogão a gás não tiver ignição eletrônica: Você deve ter um isqueiro ou fósforo que precisará reunir para acender o fogão, após acender o botão do queimador (na parte frontal da cozinha).
  • Se a cozinha tiver ignição eletrônica: Você pode acender a cozinha com o botão dos queimadores que criará a faísca para acender a chama.

Em ambos os casos, para desligar a cozinha basta desligar a saída do gás fechando o botão do queimador durante a utilização.

Como limpar um fogão a gás?

Existem alguns passos básicos para limpar um fogão a gás, principalmente para não correr perigo durante a realização do procedimento. Eles estão:

  1. Você precisará certificar-se de que a cozinha está completamente desligada, fria e que o gás está desligado.
  2. Cuide das grelhas (onde são colocados os tachos, etc.) e dos queimadores. Ambos podem conter graxa ou fuligem (produzida pela fumaça) que pode cobrir o fogão.
  3. Então você precisa limpar a base da cozinha. Para isso, considere comprar um desengraxante e uma esponja de limpeza de alumínio (para esfregar). Se você não tiver um, recomendamos o uso de água e sabão.
  4. Quando tudo estiver seco e bem desengordurado, pode-se recolocar da mesma forma que antes. Para secar bem, é conveniente usar papel de cozinha. Assim, sua cozinha ficará totalmente virgem e bem conservada.
  5. Um aspecto que você deve ter em mente para o seu fogão a gás é limpá-lo sempre que puder (e quando necessário). Não deixe sua cozinha ficar suja, pois isso pode interferir no seu ótimo estado de conservação.

Que tipo de fogões a gás existem?

Existem diferentes tipos de fogões a gás e, para escolher o certo para você, você deve considerar os seguintes fatores:

  • Número de pessoas: Dependendo se a sua necessidade é individual ou inclui mais usuários, você pode decidir se deseja uma cozinha menor (2 a 3 bocas) ou uma cozinha clássica (4 bocas). Se necessário, fogões de 6 bocas também são normalmente comercializados.
  • Precisa usar: Você pode usá-lo em sua casa da maneira usual ou como uma cozinha secundária em momentos circunstanciais. Por exemplo, no caso de um fogão elétrico, você pode ter problemas se não houver eletricidade. Então você pode precisar de um fogão a gás convencional da acampamento.
  • Aula de culinária a gás: Neste aspecto, referimo-nos à sua necessidade do ponto de vista do modelo. Podemos diferenciar fundamentalmente 3 tipos de fogões a gás: para posar (com exceção do vidro temperado), para acampamento e vidro temperado.

Cozinhas de bancada Cozinhas para acampamento Cozinhas de vidro temperado
Número de queimadores habituais. 4 1-3 3-5
Localização / tipo de uso. Famílias. Parques de campismo, terraços, atividades ao ar livre, etc. Famílias.
Fonte de energia. Gás natural ou butano. Cilindro de gás butano / propano (tamanho ajustado). Gás natural ou butano.
Opção de mobilidade. Estrutura fixa na cozinha. Eles são portáteis e permitem fácil portabilidade. Estrutura fixada na cozinha como a clássica bancada.
Escala de preços. Moderadamente grande. Baixo a médio. Grande.

Qual é a diferença entre um fogão a gás e um fogão elétrico?

Como mencionamos no início, os fogões elétricos começaram a competir pelo lugar dos fogões a gás de preferência no nível doméstico e comercial. A praticidade e facilidade de uso dos modelos elétricos tem atraído a atenção de muitos, embora os fogões a gás ainda mantenham seu domínio por vários motivos. A seguir, compartilhamos uma tabela para você avaliar as diferenças entre um e outro:
Vantagens de cozinhar com gás Vantagens do fogão elétrico
  • Os fogões a gás podem ser feitos com uma ampla variedade de materiais (argila, ferro, aço inoxidável) e formas (designs).
  • Eles são mais baratos porque sua fonte de energia (gás) é mais barata do que a eletricidade.
  • Eles levam menos tempo para aquecer e oferecem melhor controle de aquecimento do que os aparelhos elétricos.
  • Custos de instalação e manutenção reduzidos.
  • A opinião cultural gastronômica (grandes profissionais da cozinha) reconhece a maior eficiência do cozimento a gás para aproveitar ao máximo os alimentos.
  • Limpar fogões elétricos é mais barato e mais suportável.
  • Eles geralmente são mais seguros porque os fogões a gás podem vazar gás se não tiverem sistemas de segurança modernos. Além disso, eles podem precisar de exames periódicos.
  • Eles distribuem o calor uniformemente, ao contrário dos gases que são mais concentrados.
  • Devido à própria estrutura, fumaça ou fuligem podem normalmente ser uma possibilidade que ocorre em fogões a gás, não em fogões elétricos.

Como posso evitar que meu fogão a gás solte fumaça?

O fogão a gás pode fumegar ou funcionar mal quando a mistura interna de gás e ar não queimar com eficiência. Isso pressupõe que haja combustão incompleta, causando uma chama amarela ou laranja em vez de azul. É quando o fogão a gás pode emitir, por exemplo, fumaça / fuligem ou gás. A melhor opção que encontrará para evitar este possível inconveniente é a manutenção e limpeza eficazes do seu fogão a gás.

Caso seu fogão a gás fume e você não tenha conhecimento para cozinhar, não se preocupe. Isso é algo que pode acontecer se houver armazenamento insuficiente, mas é totalmente evitável e solúvel.

É melhor entrar em contato com um profissional licenciado em fogões a gás para repará-lo. Desta forma, você evitará qualquer inconveniente ou risco para você.

Fogões a gás

O fogão a gás ainda é o mais utilizado, pois apresenta grandes vantagens. (Fonte: Ferlič: KwU5Cl0LSXs / unsplash)

Quais são as alternativas para um fogão a gás?

Se você está considerando alternativas para um fogão a gás, seja por conforto, orçamento ou outros motivos, você pode considerar as diferentes opções que oferecemos a seguir:

  • Fogão Vitrocerâmico: É alimentado eletricamente e caracteriza-se por um design mais prático que permite uma fácil limpeza e aproveitamento do espaço quando desligado.
  • Cozinheiro por indução: É um modelo moderno de cozinha que também funciona eletricamente e por meio de um campo magnético. Também possui funções técnicas para alimentação e programação. Além disso, suas placas esfriam rapidamente, o que as torna seguras. Este tipo de cozinha costuma ter um preço de venda superior.

Fogão vitrocerâmico Cozinheiro de indução
Tipo de energia Elétrico Elétrico
Potência de aquecimento Aquecimento gradual, leva tempo para aquecer Alta eficiência, aquece rapidamente.
Custos de energia Alto custo de eletricidade. Gaste metade disso em vitrocerâmica, uma grande economia.
Tipos / materiais de recipientes adaptáveis Uso de qualquer tipo de recipiente. Requer recipientes específicos.
Perigo para crianças Pode ser mais perigoso, porque, mesmo desligado, demora um pouco para esfriar. Ele esfria rapidamente.
Limpeza Fácil de limpar, sem complicações. Fácil de limpar, sem complicações.
Preço Preço consideravelmente inferior ao fogão de indução. Eles são mais caros lá pode dobrar para vitrocerâmica.

Critérios de compra

Ao escolher um fogão a gás, há vários aspectos a considerar antes de comprar o seu. Se você deseja escolher as características que melhor atendem às suas necessidades, apresentamos os principais critérios de compra que você precisa avaliar. Com eles, você poderá adquirir informações suficientes para determinar quais modelos são mais adequados às suas preferências.

Forno embutido ou independente

Este aspecto vai depender das possibilidades da sua cozinha e dos seus gostos pessoais. Os fogões a gás podem ter fornos embutidos na placa (fornos multifuncionais) e também fornos independentes.

Se tiver uma placa ou placa com comandos próprios, esteja ciente de que se quiser um forno embutido, ambos devem ser da mesma marca. Caso contrário, poderá adaptar o forno à sua cozinha de acordo com os seus gostos ou necessidades, seja qual for a marca, pois, tal como a placa, terá botões de comando próprios.

Tipo de gás

Em relação ao tipo de gás, é necessário considerar o que é mais adequado às suas preferências. Existem dois tipos principais de gás de cozinha, gás natural e gás butano:

  • Gás natural: Caracteriza-se por ser ilimitado (constante), pois provém das tubulações instaladas em sua propriedade. Seu consumo em um determinado nível pode se tornar menos acessível economicamente.
  • Gás butano: É encontrado em cilindros que precisam ser trocados de tempos em tempos (cerca de 1 mês), o que pode ser trabalhoso. É mais barato que o gás natural, independente do consumo, e o valor não varia muito.

Segurança

Como acontece com qualquer produto que pode apresentar certos riscos, a segurança é essencial em um fogão a gás. Um dos principais riscos são os vazamentos de gás, situação que pode ser um grande problema se não for interrompida a tempo. Para isso, existem sistemas de segurança que cortam o fluxo de gás caso a chama se apague. É uma válvula automatizada que impede o escape de gás.

Por outro lado, um fator de segurança igualmente importante é a função da ignição eletrônica. Isso torna mais fácil controlar a cozinha e permite que você acenda a chama sem nenhum outro truque.

Corte

Os fogões a gás variam em tamanho, principalmente dependendo do número de queimadores e da presença ou não de porta-garrafas. As medidas usuais variam entre 80-95 centímetros de altura e 50-60 centímetros de largura. Se você quiser comprar um fogão a gás com porta-garrafa, lembre-se de que ele tem cerca de um metro de altura.

Se o seu objetivo é fazer um fogão a gás clássico de 4 bocas, suas medidas são de aproximadamente 85 centímetros de altura e 60 de largura. Lembre-se de que você precisa considerar se o modelo necessário está integrado, para levar em consideração as medidas precisas de que você precisa.

Fogo de cozinha

As sensações e sabores ficarão mais intensos ao degustar seus alimentos. (Fonte: Chepko: 54562602 / 123rf)

Cozinhando

Uma das principais vantagens de um fogão a gás é que ele permite cozinhar de acordo com qualquer tipo de material. São aparelhos que, em geral, cobrem um campo de ação maior, podendo utilizá-los de uma forma mais variada e a um preço menor, se comparados aos fogões sem gás.

Outro aspecto importante é que são constituídos por alto poder calorífico e ignição instantânea, o que poupará seu tempo. Além disso, é uma grande facilidade quando se trata de cozinhar com maior precisão e, se gosta de cozinhar, poderá perceber melhor as sensações do fogo real, ao contrário de outros tipos de cozinhas.

Pratos quentes

Os fogões a gás vêm de fábrica com 4 queimadores de tamanhos diferentes, ideais para famílias. Além destes, saiba que existem modelos com 1, 2, 3 e até 5 queimadores, que são os de uso normal (vai depender da quantidade de pessoas e do uso que se quer dar), independentemente do o setor de hospitalidade.

Outro aspecto importante é a potência dos queimadores. Embora dependa da marca, é possível selecioná-lo de acordo com suas preferências em alguns modelos.

Por outro lado, um critério que também deve ser levado em consideração é a variedade do tamanho do fogão. Quanto maior o número, maior a variedade de tamanhos. Dependerá da sua preferência de utilização, embora em geral em cada fogão a gás existam diâmetros diferentes independentemente do número de queimadores.

resumo

Os anos passam e os resultados do fogão a gás são ainda mais do que satisfatórios. A adaptação aos novos tempos vem modernizando cada vez mais as cozinhas, oferecendo aos seus usuários tranquilidade e prazer culinário. Agora você pode desfrutar com sua família e amigos uma essência única.

Concluindo, agora você pode escolher um fogão a gás com todas as informações necessárias. Seja qual for a sua escolha, você saberá que terá um produto eficaz com vários benefícios. Ele será seu melhor aliado com quem você desfrutará um dos grandes prazeres da vida. Não espere mais!

Se nosso artigo foi útil para você, deixe-nos um comentário com sua opinião e compartilhe-o com seus amigos ou conhecidos.

(Fonte da imagem em destaque: Uatp2: 91257519 / 123rf)

Este website utiliza cookies para o seu correcto funcionamento. Ao clicar, concorda com a utilização desta tecnologia e com o processamento dos seus dados para esta utilização.    Configurar e mais informações
Privacidad