Fogão a gás: Qual é o melhor de 2022?

Fogões a gás são utensílios de cozinha muito úteis se ocorrer uma queda de energia prolongada em casa. Eles também são muito populares entre os campistas porque permitem que você coma quente em qualquer lugar, independentemente da distância. Esses utensílios versáteis também são conhecidos como queimadores a gás, fogões e aquecedores, entre outros nomes.

Existem muitos tipos de fogões a gás, dependendo do uso pretendido ou do tipo de gás que você está usando, entre outros fatores. Os mais comuns são os fogões a gás portáteis com dois ou três queimadores, adequados para o uso diário. Na outra extremidade estão os fogões de acampamento de alta montanha, que cabem no bolso.

O mais importante

  • Atividades ao ar livre, como caminhadas, camping ou montanhismo, exigem que não negligenciemos nossa dieta. Os fogões a gás são projetados para comer alimentos quentes em qualquer lugar, não importa o quão remoto ou acidentado seja. São vários tipos: cartuchos, bolsos, com pernas ou paelleros, entre outros.
  • Os fogões portáteis são alimentados por butano, propano, isobutano ou uma mistura destes. As peças sobressalentes são baratas e fáceis de encontrar. A sua utilização apresenta inúmeras vantagens, como a facilidade de utilização ou o seu valor calorífico. Os fogões a gás são muito seguros, mas certos padrões mínimos de segurança devem ser observados.
  • Na hora de escolher um fogão a gás, devemos levar em consideração o tipo de uso que vamos dar a ele. Também teremos que estar atentos para saber se este é um modelo compatível com recipientes de gás universais. Outros fatores, como produção de calor ou diâmetro do queimador, também são importantes.

Os melhores fogões a gás: nossos favoritos

Aqui nós escolhemos alguns dos melhores fogões a gás avaliados pelos compradores para você conectados. Alguns são destinados ao uso doméstico; outras, por outro lado, foram projetadas para cozinhar ao ar livre, como as panelas de paella. Apesar das diferenças, todos eles têm uma coisa em comum: permitem comer quente em qualquer lugar.

O fogão a gás mais vendido

Este fogão a gás não é apenas o campeão de vendas pelo seu preço, mas pela sua qualidade inconfundível. Possui queimador alimentado por cartucho de gás descartável (não incluso) que é inserido no próprio aparelho.

Possui ignitor piezoelétrico, além de sistema de segurança caso a pressão do gás seja muito alta. Além disso, é facilmente transportado graças ao seu baixo peso (1,5 kg) e sua prática caixa de plástico.

A gama de dois queimadores com melhor classificação

Este fogão de duas bocas é projetado para uso interno, em acampamentos e em caravanas. Possui uma tampa que isola a chama do vento, bem como uma grelha removível esmaltada e muito fácil de limpar.

A ignição é manual e não inclui o cilindro de gás, borracha ou regulador. Devido ao seu tamanho, os queimadores estão distantes o suficiente para serem usados ​​ao mesmo tempo. Se procura uma cozinha portátil que ouse de tudo, esta é a sua escolha.

O melhor fogão a gás de paella

Esta panela de paella simples está disponível em cinco diâmetros diferentes: 20, 30, 35, 40 e 50 cm. É composto por dois queimadores que podem ser ajustados de forma independente para uma melhor distribuição do calor. Isso também permite que apenas o queimador central seja usado para pequenas panelas de paella.

É aconselhável comprar pernas, pois o fogão é muito baixo. Não inclui a botija de gás, regulador ou borracha, que terá de adquirir separadamente.

O fogão a gás de campismo mais vendido

Este fogão da prestigiada marca Campingaz inclui o queimador, a válvula e uma garrafa com cerca de 450 g de gás butano e propano na proporção 80/20. Este fogão portátil tem um desempenho estimado de aproximadamente duas horas com um cartucho de gás CV470.

O queimador é dobrável e possui ignição piezoelétrica. Além disso, inclui uma prática caixa de plástico para guardar o queimador e a válvula. Aceita apenas garrafas da marca Campingaz.

O menor fogão portátil a gás

Fabricado em alumínio e aço inoxidável, este fogão dobrável cabe no bolso, tornando-o ideal para acampar. Possui ignição piezoelétrica e é compatível com cilindros de gás com a norma EN 417.

Os compradores destacam seu pequeno tamanho, grande poder calorífico e a resistência de sua chama ao vento. Isto porque é muito concentrado, pelo que terá de mexer os alimentos com frequência para que não grudem.

Guia de compras: tudo o que você precisa saber sobre fogões a gás

Comer quente, especialmente quando gostamos de atividades ao ar livre, é vital para recarregar nossas forças. Portanto, não devemos esquecer de colocar um bom fogão a gás em nossa mochila se vamos passar vários dias acampando. Tem alguma dúvida sobre a sua utilização ou segurança? Então, vamos esclarecer essas e outras questões para você.

O que é um fogão a gás?

Um fogão a gás é um utensílio portátil usado para aquecer e cozinhar alimentos quando estamos fazendo uma atividade fora de casa. Normalmente são usados ​​em acampamentos, escaladas, praias e qualquer outro local onde não haja possibilidade de utilização da cozinha convencional. Eles também são conhecidos como fogões portáteis, queimadores ou fogões.

Sua estrutura é muito simples. São constituídos por um ou mais queimadores, um suporte para colocação do recipiente e um regulador de gás, que pode ser butano, propano, isopropano ou uma mistura dos três. Normalmente usam botijões ou cartuchos de gás pequenos, embora existam fogões, como panelas de paella, que só aceitam botijões grandes.

LER  Mini canais: Qual é o melhor de 2022?

Que combustível usam os fogões a gás?

Dependendo do combustível utilizado, existem três tipos de fogões a gás: butano, propano e isobutano. Cada gás oferece um desempenho diferente e uma saída de calor diferente. A seguir, detalhamos os diferentes tipos de fogões a gás.

    • Fogões a gás butano. É a gasolina mais barata e fácil de encontrar. É vendido em frascos de grande capacidade e em cartuchos e frascos menores. Como sua chama perde força com o frio, seu uso é recomendado em altitudes abaixo de 1700 metros e acima de 4 ºC.
    • Fogões a gás propano. O propano tem um valor calorífico mais alto do que o gás butano, o que o torna adequado para cozinhar, mesmo em clima frio severo. É o combustível de escolha para pessoas que praticam atividades de alta montanha.
    • Fogões a gás isobutano. O isobutano é um composto orgânico utilizado, além de combustível, como gás refrigerante. Latas de isobutano para fogões portáteis contêm uma mistura de isobutano e propano, geralmente em uma proporção de 80/20.

A maioria dos fogões portáteis é capaz de operar com qualquer um desses gases. No entanto, é sempre aconselhável verificar as especificações técnicas do fabricante. A maioria dos cartuchos e cilindros desse tipo de fogão contém uma mistura de dois ou três desses gases, em proporções diferentes.

Se você cobrir o recipiente enquanto cozinha no fogão, reduzirá o tempo de preparação.

Por que comprar um fogão a gás?

Principalmente, os fogões a gás sempre foram associados a atividades ao ar livre, como acampar. No entanto, eles têm muitos outros utilitários e benefícios, como os que veremos a seguir.

    • Cozinhe em acampamentos. Fogões a gás de mesa com dois ou mais queimadores são ótimos para cozinhar enquanto desfrutamos de alguns dias de acampamento. Se você tiver um caravana ou uma autocaravana, este tipo de cozinha portátil é o mais adequado.
    • Cozinhe em pátios e terraços. Se você tem um pátio, jardim ou deck grande, pode preparar o jantar ao ar livre em um fogão portátil a gás.
    • Ideal para caminhantes. Caminhar não deve ser incompatível com comer comida quente. Esqueça os sanduíches frios típicos e prepare um prato saboroso com um destes pequenos hambúrgueres práticos.
    • Para fazer o trabalho doméstico. Ao usar o gás, os fogões portáteis são mais limpos do que aqueles que usam combustíveis líquidos, como álcool ou diesel.
    • Grande capacidade térmica. Os fogões a gás têm um alto poder calorífico, superior aos de outros tipos de combustíveis. Portanto, eles são capazes de aquecer alimentos mais rapidamente.
    • Barato. Os cilindros de gás são muito baratos e fáceis de encontrar, especialmente se você escolher um modelo de fogão que usa cilindros padronizados.
    • Fácil de usar. Os queimadores de gás atuais são muito fáceis de usar. A maioria tem isqueiros piezoelétricos, então você não precisa de isqueiros ou fósforos. Além disso, a chama é muito fácil de ajustar.

Existem desvantagens para fogões a gás?

As vantagens dos fogões a gás superam as desvantagens. No entanto, não podemos ignorar certas desvantagens, como o uso por alguns fabricantes de garrafas fora do padrão. São mais difíceis de encontrar do que as embalagens padrão, o que pode ser um problema dependendo da área em que você está.

Outra desvantagem dos fogões a gás é que é muito difícil saber quanto combustível resta no cilindro. Portanto, você deve ter sempre uma peça de reposição, o que aumentará ainda mais o peso da sua mochila. Além disso, lembre-se de que você deve levar cartuchos de gás usados, a menos que encontre um local adequado para deixá-los.

Quantos tipos de fogões a gás existem?

Os fogões a gás são caracterizados pelo uso de butano, propano, isobutano ou uma combinação desses compostos como combustível. No entanto, existe uma grande variedade de infiernillos dependendo do seu design e do tipo de uso a que se destinam. Vamos ver o que são.

    • Fogões de cartucho a gás. Os modelos deste tipo geralmente possuem um queimador e um compartimento para colocar o cartucho de gás. São infiernillos muito versáteis e fáceis de usar, adequados para o transporte em autocaravana, camião ou em pequenas embarcações.
    • Fogões com garrafas recarregáveis. Para nos entender, são eles que usam os botijões de gás azul ou laranja típicos da vida. Eles têm mais capacidade do que os cartuchos de gás, são recarregáveis ​​e mais fáceis de encontrar do que outros tipos de recipientes.
    • Fogões a gás de bolso. Esses tipos de infiernillos são ideais para camping ou montanhismo. Muitos também são dobráveis ​​e cabem em uma mão. Uma grande variedade de cartuchos e cilindros de gás podem ser acoplados a ele. Ao melhor? Aqueles feitos com uma liga de titânio.
    • Fogões a gás com pés. Este tipo de fogão possui três pés – dobráveis ​​em alguns modelos – e um tubo para conectar a botija de gás.
    • Cozinhas portáteis. Esses fogões têm até quatro queimadores e geralmente uma tampa que atua como um quebra-vento. Estes são os fogões que mais se assemelham a um fogão a gás convencional, razão pela qual são frequentemente utilizados em casas de campo ou apartamentos na praia.
    • Paelleros. Esses infiernillos são usados ​​para cozinhar em grandes recipientes, como potes, frigideiras e panelas de paella. Eles consistem em um ou mais queimadores concêntricos ajustáveis ​​independentemente, que são alimentados com gás através de uma tubulação. A maioria é projetada de forma que as pernas possam ser fixadas a eles.

Como manusear com segurança um fogão a gás?

Antes de acender um fogão a gás, você deve ler as instruções fornecidas pelo fabricante. Familiarize-se com suas peças e a forma correta de conectar o tanque de combustível. Feito isso, certifique-se de colocá-lo em uma superfície estável. Isso minimizará o risco de o recipiente de alimentos tombar acidentalmente.

Antes de colocar a botija de gás, certifique-se de que sabe como fazê-lo.

Alguns modelos requerem aparafusamento na garrafa; outros, por outro lado, entram na válvula sob pressão. No primeiro caso, procure não apertar mais do que o necessário no fogão, pois poderá passar o fio. Feito isso, acenda o fogão com uma chama externa ou com o isqueiro embutido, se tiver.

Assim que o fogão estiver aceso, ajuste a chama na intensidade desejada. Alguns possuem um pára-brisa para evitar que a chama se apague. Os outros modelos não incluem, mas não é difícil encontrá-lo mais barato em lojas especializadas. Finalmente, recomendamos que você sempre carregue um cilindro de gás sobressalente, pois é difícil saber quanto gás resta.

LER  Wok: Qual é o melhor de 2022?

Quanto tempo dura um recipiente para fogão a gás?

A duração de um o cilindro de gás dependerá, em primeiro lugar, de sua capacidade. Existe uma vasta gama de recipientes para este tipo de fogão, desde cartuchos com capacidade para 250 g de gás até botijões maiores, até 3 kg. Um cartucho B250, por exemplo, pode durar uma hora ou uma hora e meia, dependendo da intensidade da chama.

As condições climáticas também influenciam a vida útil do cartucho de gás.

Por exemplo, ferver um litro de água ao nível do mar a 20 ° C pode levar de três a seis minutos. Porém, quanto mais frio estiver, mais gás você precisará. A altitude também influencia, pois quanto menor a pressão atmosférica melhor funciona o fogão.

Para saber quanto tempo o tanque de gás vai durar, você deve consultar as especificações técnicas do fogão e verificar a vazão de gás. A maioria dos fogões consome cerca de 150 gramas de gás por hora. Conhecendo a capacidade do tanque de gás, é fácil estimar sua vida útil em condições normais de uso.

Que precauções devem ser tomadas com fogões a gás?

A queima de gás consome oxigênio, portanto, evite cozinhar em locais sem ventilação. Claro, nem pense em fazer isso na barraca. Quando terminar de usar o fogão, separe o botijão de gás do fogão – se for de rosca – e guarde ambos fora da barraca. Isso evitará possível envenenamento em caso de vazamento de gás.

Os fogões a gás são geralmente projetados para recipientes com diâmetro inferior a 20 cm e capacidade não superior a um litro. Se usar uma panela maior, você corre o risco de ela tombar e não se comer ou se queimar. Ao cozinhar, certifique-se de que o fogão e a panela não tenham nenhum tecido, como barraca ou saco de dormir.

Critérios de compra

A prática de atividades ao ar livre, principalmente as de vários dias ou nas altas montanhas, exige que se coma pratos quentes. Isso é possível com fogões a gás portáteis, utensílios de cozinha simples, mas que temos que escolher levando em consideração alguns fatores-chave.

Tipo de uso

Este fator não é o primeiro por acaso: é o mais importante na hora de escolher um fogão a gás. Se quisermos um fogão portátil para nosso trailer ou para ir acampamento Por alguns dias, é melhor ir para um computador desktop. Eles são dispositivos pesados, geralmente com vários gravadores, mas mais versáteis e poderosos do que os modelos menores.

Por outro lado, se procura uma solução para acampar ou alpinismo, os infiernillos portáteis devem ser a sua escolha. Eles têm um único queimador e são mais lentos do que os de mesa, mas em compensação têm um bom desempenho quando usados ​​ao ar livre. Alguns são dobráveis ​​e cabem em qualquer bolso de mochila.

Potência de aquecimento

Os queimadores portáteis são projetados para aquecer alimentos e água e para cozinhar receitas simples, como sopa ou macarrão. A maioria oferece sua potência de aquecimento dentro de suas especificações, o que pode ajudá-lo a ter uma ideia de quanto tempo levará para aquecer os alimentos. Normalmente, para referência, é listado o tempo que leva para ferver um litro de água.

No entanto, a potência do fogão pode ser afetada pelas condições climáticas e altitude. O tipo de gás usado também afeta a potência da chama. Com bom tempo, podemos usar cilindros com uma mistura de butano e propano. Durante os meses frios precisaremos de mais energia e teremos que usar recipientes com uma mistura de propano e isobutano.

Cilindros compatíveis

Ao comprar um fogão a gás, é importante saber se ele é compatível com os fogões a gás padrão. Alguns fogões portáteis aceitam apenas botijões de gás da sua marca, pois não possuem um sistema padronizado. Por esse motivo, você não poderá usar recipientes de gás universais, que geralmente são mais baratos e fáceis de encontrar do que os não padronizados.

Conexão do tanque de gás

Basicamente, existem dois sistemas de união entre o recuperador e o depósito de gás: por perfuração e por fio. O primeiro é comum entre os infiernillos que usam cartuchos. Os aparelhos equipados com esse sistema possuem uma agulha que perfura o tanque de gasolina, que só pode ser retirada quando estiver totalmente esgotado.

O sistema de parafuso é comum em modelos de fogões que incorporam um cilindro. Para conectar o infiernillo, basta parafusá-lo na válvula do tanque de gasolina. Ao contrário do sistema anterior, isso permite que o cilindro seja separado mesmo se ainda houver gás dentro. É o sistema mais conveniente e preferido para escaladores e caminhantes.

Estabilidade

Fogões a gás longos e estreitos são os mais instáveis, especialmente se forem aparafusados ​​diretamente ao tanque de gás. Este tipo de infiernillos pode ser usado para atividades de um ou dois dias, mas não por períodos mais longos. Os mais estáveis ​​são os fogões equipados com pés que se ligam ao cilindro por meio de um tubo.

Tamanho do queimador

Outro elemento a considerar ao escolher um fogão a gás é a propagação da chama. Isso é determinado pelo tamanho do queimador: quanto maior o queimador, mais a chama se abrirá. Lembre-se de que quanto mais concentrada a chama – como quando o queimador é muito pequeno – mais fácil será para o alimento queimar se você não removê-lo.

Quando cozinhamos ao ar livre, o vento pode apagar a chama do nosso pequeno braseiro. Isto é mais difícil de conseguir quando a chama está muito concentrada, ou seja, quando o queimador é pequeno. Existem acessórios, chamados de para-brisas, que servem para evitar que a chama do fogão se apague quando há muito ar.

Resumo

Comer quente durante atividades ao ar livre, como montanhismo ou acampamento, é de extrema importância. Os fogões a gás são a ferramenta perfeita para cozinhar em qualquer lugar, mesmo que seja remoto e isolado da civilização. Existem muitos modelos, cada um adequado para um tipo de atividade.

Com nosso artigo, procuramos esclarecer o número de tipos de fogões a gás, bem como seus possíveis usos. Explicamos como eles são usados ​​e os padrões mínimos de segurança que você deve cumprir. Finalmente, oferecemos uma série de recomendações ao escolher o mais adequado de todos os tipos existentes.

Se você achou nosso artigo útil e divertido, compartilhe-o em suas redes sociais. Desta forma, você também recompensará nosso trabalho. E se você quiser contribuir com algo, por favor, deixe seus comentários.

Deixe um comentário

Este website utiliza cookies para o seu correcto funcionamento. Ao clicar, concorda com a utilização desta tecnologia e com o processamento dos seus dados para esta utilização.    Configurar e mais informações
Privacidad