Estetoscópio: qual é o melhor de 2022?

estetoscópio

Um dos instrumentos mais utilizados pelos profissionais de saúde é o estetoscópio. Essa equipe é o primeiro contato do médico ou enfermeiro com o paciente. Se esse profissional tiver habilidades de ausculta bem desenvolvidas, essa é uma ótima maneira de fazer um diagnóstico rápido e não invasivo.

Se você está no mercado atrás de um estetoscópio, veio ao lugar certo. Neste artigo, falaremos sobre tudo o que você precisa saber sobre a equipe. Por exemplo, quais são suas principais funções e como escolher o modelo ideal.

O mais importante

  • Existem dois tipos de estetoscópios: analógico (modelo convencional) e digital, embora não seja tão comum quanto o tradicional.
  • Um bom estetoscópio deve ser caracterizado pelas seguintes hastes de aço inoxidável ligeiramente maleáveis. Também pelas suas azeitonas flexíveis e anatómicas e pelos seus tubos de PVC flexíveis e atóxicos. Além disso, você deve ter um fone de ouvido sensível que reproduza os sons com clareza e em um volume adequado.
  • Entre as marcas que produzem estetoscópios, a 3M Littmann se destaca. Foi fundada pelo médico americano David Littmann, que aperfeiçoou a acústica da equipe. Você também pode encontrar opções BIC e modelos Spirit que são excelentes.

Os melhores estetoscópios do mercado: nossas recomendações

Sabemos que escolher este instrumento não é uma tarefa fácil, pois existem muitos modelos disponíveis. Por isso, recolhemos algumas informações essenciais para que possa escolher o estetoscópio da melhor qualidade que se adapta às suas necessidades. Sem falar mais, vamos dar uma olhada!

O melhor estetoscópio de acordo com seus usuários

LER  Máscaras: qual é a melhor de 2022?

Littman é a marca por excelência neste tipo de material médico para uso profissional. O modelo Littmann Classic II SE possui sua campânula de aço inoxidável, especialmente desenhada para captar baixas e altas frequências. Além disso, não é necessário trocar a membrana ou a cobertura para isso. Oferece um dos melhores confortos, tanto para o profissional de saúde como para o paciente.

Por outro lado, possui membrana flutuante e o anel circundante elimina o efeito do frio na pele. Isso o torna mais confortável no momento da ausculta.

O estetoscópio mais usado por profissionais de saúde

The 3M euittmann Lightweight II SE 2451 é o modelo mais utilizado, principalmente por enfermeiros. É mais leve e flexível. Além disso, por ter um diafragma ajustável, ele oferece uma sensibilidade acústica incomparável.

Ele também possui um design de fone de ouvido anatômico que permite maior conforto intra-auricular para se concentrar na obtenção de um diagnóstico confiável. Existem modelos em várias cores para que possa escolher o que mais lhe convém.

O estetoscópio mais versátil

O Riester 4001-01 é um modelo muito versátil. Será dirigido tanto a utilizadores ocasionais como a estudantes ou profissionais em início de carreira na área da saúde. Possui boa acústica e acabamentos de excepcional qualidade. É perfeito para uso moderado em sala de aula ou de vez em quando em casa.

O melhor deste modelo é que é muito leve porque é feito de alumínio. Além disso, sua membrana possui proteção contra o frio para ser mais agradável na pele do paciente que está sendo examinado.

O estetoscópio alternativo com melhor qualidade acústica

Os estetoscópios Littman são os líderes de mercado, mas atualmente existe uma concorrência real para eles. O principal concorrente é o ADC, com sua importante Adscope 600 Platina. É fabricado a partir de uma única peça de aço inoxidável com grande precisão. Quando combinado com o tubo de lúmen duplo e binaurals de alumínio, o resultado é uma transmissão de som suave e precisa em todo o espectro.

Binaurals são carregados com mola para garantir um ajuste perfeito na ponta dos dedos. Já as pontas são feitas de silicone, são flexíveis e muito confortáveis, mesmo após o uso repetido. Deve-se notar que as pontas das orelhas não duram muito se o estetoscópio for usado com freqüência. Além disso, é um equipamento bastante pesado, embora isso seja compensado pela qualidade acústica.

Guia de compras: tudo o que você precisa saber sobre estetoscópios

Os profissionais de saúde, sejam eles médicos, enfermeiras ou auxiliares de enfermagem, aprendem o que é um estetoscópio em sua primeira aula médica ou técnica.

Quando você entra no mundo do trabalho, é muito improvável que você passe um dia de sua vida profissional sem usar um estetoscópio. Afinal, é um instrumento essencial para determinar o diagnóstico de patologias em diversas áreas do corpo.

Junte-se a nós para descobrir tudo o que você precisa saber sobre estetoscópios.

estetoscópio

O estetoscópio é usado para ouvir batimentos cardíacos, sons vasculares e respiração (colocar o aparelho nas costas, pulmões), entre outros. (fonte: punggolzenith / doctor-health-medical-stethoscope-2860504 / pixabay.com)

O que é um estetoscópio?

O estetoscópio é um instrumento popular na área médica. Normalmente, é usado por médicos e enfermeiras para realizar o procedimento de ausculta (termo técnico para o ato de ouvir) em qualquer área do corpo.

Em outras palavras, o estetoscópio faz o primeiro contato do médico com os pacientes. Desta forma, é capaz de avaliar, diagnosticar e monitorar as pessoas com rapidez, sem a necessidade de exames mais complexos (se houver).

É por isso que a grande maioria dos médicos (senão todos) usa o estetoscópio em todo o mundo. No entanto, deve ser mencionado que leva tempo para aprender a ouvir e desenvolver essa habilidade.

A maior revolução ocorreu em 1960, quando o professor e médico David Littmann desenvolveu um novo estetoscópio com desempenho acústico superior. Os modelos atuais são desenvolvidos a partir dos avanços criados pela americana (1).

O primeiro estetoscópio foi inventado em 1816 pelo francês René Läennec. Consistia em um tubo de papel enrolado que foi colocado entre a orelha e o tórax do paciente. Ele o chamou de estetoscópio. Na verdade, hoje é comum usar os termos estetoscópio e estetoscópio para o mesmo dispositivo.

Para que é usado um estetoscópio?

É utilizado pelo médico ou enfermeiro para obter determinadas informações. Assim, eles poderão avaliar o funcionamento do corpo do paciente e fazer um primeiro diagnóstico. Além disso, o equipamento pode ser usado para realizar o procedimento de ausculta pulmonar e verificar os sons respiratórios. (4).

O médico também pode usá-lo para analisar os sons produzidos na região do abdômen. Assim, pode detectar problemas com o funcionamento dos intestinos grosso e delgado e procurar possíveis obstruções ou mesmo lesões.

Outra função é que o profissional possa ouvir os sons das carótidas (artérias que transportam o sangue oxigenado do coração para o cérebro). Isso pode ser verificado pelo médico através da corrente sanguínea do paciente.

Como funciona um estetoscópio?

A membrana ou sino é colocado no topo do corpo do paciente. Este sino capta e amplifica todas as vibrações que surgem dos sons dos órgãos. Devido ao formato côncavo do sino e à espessura do diafragma, essa captação e amplificação do som são possíveis.

As vibrações ou sons viajam pelos tubos ocos e chegam às azeitonas, transmitindo-as aos ouvidos. O tubo geralmente é feito de material espesso. A ideia é isolar o melhor possível os sons obtidos e assim não se perder no meio do caminho. Ressalta-se que, enquanto não houver interferência externa, o médico poderá ouvir os sons pelos fones de ouvido.

De que é feito um estetoscópio?

O estetoscópio é composto por algumas partes que veremos em detalhes a seguir:

  • Fone de ouvido Possui formato anatômico para se adaptar ao canal auditivo. Normalmente, as pontas desta peça são nervuradas para se ajustar com mais firmeza às azeitonas. Ou seja, com total segurança.
  • Oliva É o pedaço de silicone que é colocado nas têmporas para se adaptar aos ouvidos do profissional de saúde. Portanto, não é necessário que eles estejam em contato direto com as hastes de metal.
  • Varas Eles conectam o tubo do estetoscópio à sala auscultatória e transmitem o som do corpo do paciente aos ouvidos do examinador. Eles são feitos de um material metálico oco (alumínio ou aço inoxidável) e funcionam como uma extensão dos tubos.
  • Tubo condutor O sistema de áudio é geralmente feito de borracha especial, evitando assim que os sons escapem. Isso aumenta a flexibilidade da peça e torna o exame mais fácil.
  • A sala auscultatória É a parte metálica que entra em contato com o corpo do paciente. É dupla face: de um lado a membrana e do outro a campânula / vedação.
  • O sino (ou junta) tem uma forma oca e cilíndrica. Dessa forma, ele transmite melhor os sons de baixa frequência, como o batimento cardíaco. Não tem membrana. Ele coleta o som por meio da forma cônica que conduz as ondas sonoras para o orifício na parte inferior do cone.
  • a diafragma É a sala que transmite sons de alta frequência, como os produzidos pelo abdômen e pulmões. Consiste em uma fina membrana circular. É feito de plástico e vibra ao entrar em contato com os sons corporais, criando ondas sonoras.

Estetoscópio analógico ou digital: qual escolher?

O mais novo tipo de estetoscópio é o estetoscópio digital. Atualmente, é pouco utilizado em hospitais e clínicas médicas na Espanha. Sua estrutura é muito semelhante à do estetoscópio analógico. Ou seja, possui azeitonas, talos, um tubo condutor, um sino e um diafragma. Porém, ao lado dessas duas últimas peças, existe um painel de leitura digital.

Ao entrar em contato com o corpo, os sons são transmitidos para o sensor do equipamento. Eles são automaticamente convertidos em sinais digitais e exibidos em um painel.

O interessante sobre este dispositivo digital é que ele capta os ruídos mais sensíveis. Bem como pequenos sopros no batimento cardíaco ou outros sons que o médico não reconhece, mas que agora são absorvidos e apresentados por meio de gráficos. Além disso, pode ser conectado ao computador para ler, armazenar e imprimir os sons coletados durante o exame. (deles)

A seguir, vamos guiá-lo pelos prós e contras do estetoscópio analógico e digital.

Estetoscópio analógico

vantagem
  • É um instrumento de diagnóstico rápido
  • Existem vários fabricantes que são garantia de qualidade
  • Você tem uma ampla gama de preços
  • Começar é simples
Desvantagens
  • Dispositivos de melhor qualidade são mais caros, mas você deve se concentrar na qualidade, não no preço
  • O contato da borracha com a gordura da pele tende a tornar o tubo rígido

Estetoscópio digital

vantagem
  • Maior clareza de som ao ouvir o coração e os pulmões
  • Permite a gravação e reprodução de sons coletados, tornando-o útil para referência ou para ensinar alunos(3)
  • Permite ao usuário distinguir entre sons corporais de alta e baixa frequência
  • Redução de ruído e controle de volume
Desvantagens
  • Requer baterias
  • Interferência com outros dispositivos eletrônicos próximos, especialmente telefones celulares
  • Outro tipo de diafragma não pode ser encaixado em um estetoscópio eletrônico, pois a maioria tem um diafragma fixo

médico com estetoscópio na mão

O estetoscópio pode ser usado para identificar doenças respiratórias e pulmonares. (fonte: fernandozhiminaicela / stethoscope-doctor-health-hospital-4280497 / pixabay.com)

Critérios de compra

Existem vários problemas que influenciam a escolha de um bom estetoscópio, o que pode dificultar no início. Portanto, reserve um tempo para avaliar os seguintes recursos no momento da compra:

Durabilidade

Em geral, um bom estetoscópio deve ter durabilidade acima da média. Isso deve ser levado em consideração, pois o material é manuseado diversas vezes no dia a dia. Recomenda-se a escolha de um em aço inox, pois geralmente apresenta maior durabilidade que os demais.

A qualidade dos tubos também é muito importante. Melhor, opte por um látex grátis. Este material não é tão resistente à oleosidade da pele e ao álcool usados ​​para desinfetar o equipamento.

Jagat Narula e Bret NelsonProfessor da Escola de Medicina Mount Sinai, Nova York, Estados Unidos
“Dispositivos de ultrassom portáteis estão substituindo cada vez mais o estetoscópio tradicional. Tudo está prestes a acontecer, da mesma forma que os LPs foram substituídos por cassetes, estes por CD e depois por MP3. O estetoscópio pode ceder.

Azeitonas

Azeitonas ou azeitonas são as peças que se encaixam nas pontas das hastes de metal. São colocados dentro das orelhas do médico ou enfermeiro, por isso é recomendado que sejam macios e confortáveis.

As pontas de silicone não são apenas flexíveis, mas também se adaptam anatomicamente ao canal auditivo. Isso permite maior conforto e excelente vedação acústica.

Você precisa se certificar de que as pontas estão firmemente presas às pontas das orelhas. Isso para que não afrouxem e danifiquem os ouvidos do profissional de saúde. Eles geralmente só saem se você usar força e pressão. Caso precise trocá-los, verifique se seu estetoscópio vem com azeitonas extras.

Qualidade do capacete

Esta é a parte mais importante do estetoscópio porque capta os sons produzidos pelas áreas do corpo a serem examinadas. É essencial que a peça auscultatória seja de excelente qualidade. Portanto, opte por um produto frente e verso. De um lado você deve encontrar a campainha (que deve ser ajustável em todos os momentos) e do outro o diafragma (que deve ser muito sensível).

A vantagem de ser dupla face é que o diafragma (o lado maior) pode ser usado em pacientes adultos. O capuz (o menor diâmetro) deve ser usado em crianças ou pessoas magras. É extremamente importante que o som tenha qualidade e volume suficientes. Assim, o examinador pode ouvir claramente os sons mais suaves e baixos.

azeitonas estetoscópio

Azeitonas em estetoscópios podem se desgastar com o uso frequente. (fonte: HolgersFotografie / stethoscope-medical-doctor-health-448614 / pixabay.com)

Varas

As hastes do estetoscópio são feitas de um material metálico e são ocas. Estão presos a tubos de borracha que conduzem o farelo e também às azeitonas.

É muito importante que esta peça seja feita de um material de qualidade, como o aço inoxidável. Além disso, é ligeiramente flexível e confortável para o manuseio profissional.

Peso

Um dos fatores que determinam a escolha do estetoscópio é o peso do equipamento. Em geral, é imprescindível que o instrumento seja leve, pois é usado com bastante frequência e várias vezes ao dia.

Considerando a frequência de uso, geralmente é deixado nos ombros ou no pescoço. Desta forma, o acesso aos equipamentos é facilitado e acelerado. Portanto, deve ser muito leve para não causar ferimentos.

Características adicionais

Os estetoscópios mais novos de hoje têm alguns recursos excelentes, como:

  1. Diafragmas ajustáveis.
  2. Redução de ruído ambiente.
  3. Conectividade Bluetooth.
  4. Tubos de borracha e anéis de vedação do diafragma nas versões cor e perolado.
  5. Sistema sem anel frio, para oferecer mais conforto ao paciente.
  6. Fones de ouvido multifreqüência permitem que você ouça sons de baixa e alta freqüência, sem ter que mudar a lateral do fone de ouvido.
  7. Tecnologia de nano silicone.
  8. Azeitonas que não absorvem sujidade e facilitam a limpeza.

Certificações

É muito importante que, na hora da compra do estetoscópio, ele seja registrado e certificado pela Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. É uma agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde.

Você também deve observar que, ao comprar um estetoscópio, você tem garantia do fabricante do equipamento. Normalmente, a maioria das marcas oferece essa aprovação. Além disso, quase todos têm garantia mínima de um ano. No entanto, existem marcas que oferecem garantias mais longas, de dois a três anos.

Resumo

A tecnologia avança exponencialmente, instrumentos constantemente inovadores voltados para a medicina. Os estetoscópios são cada vez mais modernizados, levando modelos exatos em seus diagnósticos.

Lembre-se, ao escolher seu estetoscópio, você deve considerar conforto, qualidade e confiabilidade. Todos esses fatores tornam uma boa equipe diferente. Por outro lado, tenha sempre o seu equipamento bem conservado e limpo.

Se você gostou deste guia, deixe um comentário e compartilhe com quem você acha que pode estar interessado em um estetoscópio. Obrigada!

(Fonte da imagem apresentada: Yevhen Vitte: 35909860 / 123rf.com)

Este website utiliza cookies para o seu correcto funcionamento. Ao clicar, concorda com a utilização desta tecnologia e com o processamento dos seus dados para esta utilização.    Configurar e mais informações
Privacidad