Churrasco sem fumo qual e o melhor de 2021

Um bom churrasco de carne ou peixe soa como um programa ideal, mas e se não tiver um espaço ao ar livre? Felizmente, existe a solução ideal. Há já algum tempo que os churrascos sem fumo têm vindo a revolucionar o mercado da cozinha com o seu inovador sistema anti-saia. Se ainda não os experimentou, experimente – não se arrependerá!

Os barbecues sem fumo são um dos aparelhos mais procurados na Europa. Quer saber porquê? Neste artigo especializado falaremos de todas as razões que fizeram desta máquina um produto de vanguarda. Continue a ler para saber mais sobre as suas vantagens, benefícios, como utilizá-lo e muito mais, para que não lhe falte nada!

A coisa mais importante

  • O barbecue sem fumo é utilizado para cozinhar carne, peixe ou vegetais autênticos grelhados com uma grande vantagem: é sem confusão e sem fumo. Estas máquinas alimentadas por bateria cozinham com carvão vegetal, são muito fáceis de utilizar e – dependendo do modelo – têm uma capacidade suficiente para alimentar cinco adultos.
  • Em geral, o desenho dos barbecues sem fumo consiste numa taça exterior feita de aço inoxidável sobre a qual repousa uma grelha. Com um pouco de carvão e um ventilador, isto é suficiente para cozinhar a sua comida preferida para barbecue.
  • Se estiver a pensar comprar um barbecue sem fumo, deve considerar alguns critérios de compra muito importantes: o poder do dispositivo, a capacidade, os materiais utilizados e a portabilidade, entre outros.

Os melhores barbecues sem fumo no mercado: as nossas recomendações

Cozinhar sem fumo ao toque de um botão. Pensa que é impossível? Depois não experimentou barbecues sem fumo: práticos, compactos e muito fáceis de usar. Há tantos modelos a aparecer no mercado que a escolha pode ser difícil. É por isso que reunimos uma selecção das melhores opções disponíveis – dê uma vista de olhos!

O melhor barbecue ajustável sem fumo

Este barbecue eléctrico sem fumo é uma opção muito prática, versátil e higiénica. Tem uma potência de 2400 W, o que lhe permite cozinhar todo o tipo de alimentos.

Além disso, tem duas alturas ajustáveis para escolher o modo de cozedura. Além disso, é fácil de limpar com um pano húmido e é totalmente removível.

Avaliação editorial: Este modelo eléctrico oferece um sabor requintado. Além disso, é muito fácil de limpar e pode ser completamente desmontada.

O barbecue sem fumo com a melhor tecnologia

Este barbecue sem fumo é ideal para quando se vai acampar ou fazer caminhadas. Inclui um ventilador operado por bateria e um inovador botão de controlo LED para ajustar a temperatura do carvão vegetal.

Tem capacidade para até 4 pessoas. Além disso, é facilmente portátil graças ao saco de transporte incluído. É também muito fácil de usar.

Revisão editorial: Este modelo tem uma tecnologia única, que o torna fácil e optimiza a sua utilização. Além disso, é fácil de transportar.

O melhor barbecue sem fumo e sem gordura

Com este churrasco pode preparar alimentos deliciosos e saudáveis, pois tem um tabuleiro removível que recolhe a gordura dos alimentos.

Além disso, aquece rapidamente e é muito fácil de limpar. Além disso, a sua caixa resistente ao calor assegura que o grelhador se mantém fresco no exterior. Assim, pode ser tratado confortavelmente, sem o risco de queimaduras.

Avaliação editorial: Este modelo de churrasco é uma escolha ideal para cozinhar sem fumo nem gordura. Além disso, é fácil de manusear e limpar.

O melhor barbecue sem fumo sem fumo

Este barbecue sem fumo é revestido em titânio não aderente, o que direcciona a gordura quente para a bandeja de gotejamento. Isto impede que os alimentos se colem e a gordura se esgote.

A sua estrutura é feita de aço e as suas partes são feitas de plástico resistente. Além disso, proporciona uma cozedura precisa e uniforme. Inclui uma placa para grelhar, bandeja de pingos (ambas seguras para a máquina de lavar louça) e instruções de utilização.

Avaliação editorial: Este modelo de barbecue sem fumo destaca-se pela resistência dos seus materiais bem como pela sua bandeja de recolha de gorduras.

O melhor barbecue eléctrico sem fumo

Este modelo de barbecue sem fumo é operado por bateria com um cabo de alimentação USB. Tem também uma grelha de perímetro com dois anéis e uma tampa para o recipiente de carvão vegetal.

Tem também um compartimento de bateria integrado no seu invólucro exterior. As suas fivelas de fecho são feitas de aço inoxidável e vem com um saco de transporte. Além disso, este barbecue destaca-se pela sua concepção estética.

Avaliação editorial: Este churrasco tem um design estético e compacto. Funciona com pilhas e cabo USB. Vem com um saco de transporte.

Guia de compras: O que precisa de saber sobre barbecues sem fumo

Como funciona exactamente um barbecue sem fumo e tem o sabor de um barbecue tradicional? Estas e muitas outras questões são comuns entre os utilizadores. É por isso que nesta secção queremos responder a todas as suas perguntas e fornecer-lhe informações fiáveis e detalhadas. Continue a ler se quiser saber tudo o que há para saber sobre estes aparelhos.
Guia de compras: O que precisa de saber sobre barbecues sem fumo

O que é exactamente um barbecue sem fumo?

Um barbecue sem fumo é um utensílio de cozinha que lhe permite cozinhar comida na grelha sem fazer fumo. Este pequeno detalhe significa uma grande oportunidade para todas as pessoas que não vivem em lugares com espaços exteriores, tais como um jardim ou varanda. Estas máquinas permitem-lhe ter a comida da maneira que gosta sem incomodar ninguém.

Como é que o barbecue não faz fumo?

O fumo dos churrascos convencionais é normalmente gerado quando a gordura da carne ou vegetais entra em contacto com o carvão vegetal. Nos churrascos sem fumo, porém, as brasas estão de um lado, para que a gordura nunca caia no braseiro, evitando assim o fumo.
Verá que não há vapor fumegante no ar e apenas o aroma agradável dos alimentos permanece.

O interior do barbecue sem fumo tem uma bateria ou motor alimentado por bateria que acciona um ventilador. A sua função é acelerar a combustão. É graças a este ventilador que o carvão está pronto em menos de 5 minutos (se estivesse a cozinhar com uma grelha tradicional, levaria pelo menos 30 minutos). Esta poupança de tempo é outra vantagem destes dispositivos.

Quais são as vantagens de um barbecue sem fumo?

Os barbecues sem fumo são verdadeiramente revolucionários. Muitas pessoas que pensavam que nunca seriam capazes de cozinhar comida numa grelha, porque vivem num apartamento ou numa casa sem espaço exterior, de repente têm uma oportunidade sem paralelo. Mas esta não é a única vantagem. Veja a seguinte lista de benefícios de ter um barbecue sem fumo:

    • Não faz fumo nem deixa as salas esfumaçadas.
    • São 100% portáteis: não importa se está a viajar ou se quer cozinhar na sala de jantar.
    • Pode levar o seu barbecue para onde quiser.
    • Baixo consumo de carvão vegetal: graças ao sistema de combustão do ventilador, é necessário muito pouco carvão vegetal para cozinhar. Com menos de 400 g pode alimentar 4 pessoas.
    • São muito fáceis de usar: basta carregar o recipiente de carvão e acender o interior da tigela com a ajuda de um gel, por exemplo. Depois liga-se o ventilador com um botão e espera-se.

Quais são os componentes de um barbecue sem fumo?

O design do barbecue sem fumo não é meramente estético, mas é totalmente funcional para a principal vantagem deste aparelho: não gera fumo ao cozinhar. Os elementos fundamentais do barbecue sem fumo são o corpo, o recipiente de carvão vegetal, a grelha e o grelhador. A seguir explicamos as funções de cada um deles:

    • Corpo do barbecue sem fumo: O corpo do barbecue é feito de aço inoxidável. É melhor adicionar um pequeno jacto de gel de bioetanol (que inicia a combustão) ao topo do barbecue.
    • Recipiente de carvão vegetal: No topo da tigela, e uma vez que o gel tenha sido inflamado, deve colocar o recipiente com o carvão vegetal (melhor se for vegetal). Os barbecues sem fumo têm uma capacidade média entre 250 e 400 gramas, dependendo do modelo, e permitem cozinhar até 90 minutos sem adicionar mais carvão vegetal.
    • Grelha ou grelha: Uma vez o carvão vegetal no lugar, a única coisa a fazer é colocar a grelha e os fechos de segurança. Só é preciso esperar alguns minutos até que as brasas estejam prontas.

 

A grelha foi concebida para proteger o carvão vegetal de qualquer gotejamento de alimentos. Um círculo sólido no centro, acima da bacia de carvão vegetal, impede que isto aconteça. Isto assegura que não ocorram grelhados quando a gordura passa através da grelha.

De que materiais é feito um barbecue sem fumo?

Quando se trata de um barbecue sem fumo, os materiais são cruciais. O mais importante é que são completamente anti-aderentes na zona de cozedura. As grelhas de alumínio devidamente tratadas são perfeitas para este fim. O segundo aspecto é a limpeza.
As superfícies plásticas são as melhores para uma fácil manutenção do seu barbecue.
Finalmente, a resistência do utensílio é o terceiro factor a considerar. Para que o seu barbecue sem fumo dure mais tempo, é importante que os materiais utilizados no seu fabrico sejam robustos e de alta qualidade. Neste sentido, não há nada melhor do que aço inoxidável para garantir que a sua máquina dure muitos anos.

Um barbecue sem fumo é o mesmo que um barbecue vertical sem fumo?

Embora estes dois aparelhos partilhem a mesma vantagem de não fumadores, não são a mesma coisa. Ambos são muito procurados no mercado, mas por diferentes razões. Um barbecue vertical sem fumo, ao contrário de um barbecue sem fumo, é concebido para um grande número de pessoas. Mostramos-lhe mais detalhes no quadro abaixo:
Barbecue sem fumo Barbecue vertical sem fumo
Desenho Compacto, leve e pequeno. Con partes desmontables, soportes y ruedas.
Peso Os maiores pesam pouco mais de 4 kg. Dependendo do modelo, podem pesar mais de 30 kg.
Capacidade de armazenamento de carvão vegetal Até 400 g. Até 1 kg.
Portabilidade Absoluta. É muito fácil de se deslocar para onde se preferir. Reduzido ou quase nulo, dependendo do modelo. A ideia é instalá-lo num local quase fixo.
Lavadora de louça segura Sem. Não.
Materiais Aço inox, alumínio, plástico resistente ao impacto. Aço inox, alumínio e madeira.
Número de convidados Até cinco. Até dez.

É verdade que eles não geram absolutamente nenhum fumo?

Para dizer a verdade, a combustão gerada por estas máquinas não está fechada, por isso, sim, haverá algum fumo. Dependendo da qualidade do carvão vegetal (o carvão vegetal de faia é altamente recomendado) terá mais ou menos fumo. O momento mais delicado é o início da combustão: verá algum fumo neste momento. Uma vez acesas as brasas, a emissão de fumo é mínima.
Outro factor a considerar ao cozinhar num barbecue sem fumo é a comida que escolhe. Se escolher alimentos com muita gordura, tais como salsichas ou bacon, é provável que obtenha algum fumo, mas não do carvão, mas da gordura destes alimentos. Mas não se preocupe; nunca será tão considerável como com os barbecues tradicionais.

Como se apaga o carvão num barbecue sem fumo?

Uma coisa boa nos barbecues sem fumo é que utilizam muito pouco carvão em comparação com os barbecues tradicionais. Isto não significa que não se deva ter cuidado ao extinguir as brasas. Há três maneiras recomendadas de o fazer em segurança (embora não se queira ter crianças por perto):

  1. Apagá-los com água (gera muito fumo).
  2. Deixá-los a queimar com o ventilador desligado.
  3. Ajustar o ventilador ao máximo para acelerar a combustão. Se vai utilizar o barbecue sem fumo dentro da sua casa, recomendamos que opte por esta terceira opção, e sempre debaixo do exaustor.

A comida cozinhada num barbecue sem fumo tem o sabor de um barbecue tradicional?

Para ser honesto, não é bem a mesma coisa. Para obter o sabor fumado do barbecue, é necessário que a comida esteja em contacto com o fumo. Como a emissão é mínima, o sabor não é o autêntico sabor a churrasco. A boa notícia é que a comida não tem o sabor artificial que é tão típico das grelhas eléctricas.

Critérios de compra

Um delicioso barbecue de carne, peixe e vegetais que não fuma. Parece impossível, não é verdade? Os churrascos sem fumo são hoje toda a raiva, e com boa razão. Se estiver a pensar em comprar um, descobrirá uma experiência culinária inovadora e sem fumo. No entanto, é necessário ter em conta certos critérios de compra.

Materiais

Se quiser um barbecue sem fumo com uma duração de vida razoável, é essencial que olhe para os materiais. Grelhas de alumínio, superfícies plásticas e panelas de aço inoxidável são a combinação perfeita para fazer o seu barbecue sem fumo resistir ao tempo, à corrosão e à ferrugem. Evitar modelos de plástico macio e madeira; são difíceis de limpar.

Capacidade do contentor

Antes de comprar o seu barbecue sem fumo, deve saber para quantas pessoas quer cozinhar. Duas pessoas não são as mesmas que quatro ou cinco. A capacidade da panela de carvão e o diâmetro da grelha dir-lhe-ão o número ideal de pessoas para cozinhar. A maioria dos modelos são adequados para duas pessoas, mas é possível encontrar alguns modelos para até cinco pessoas.

Portabilidade e dimensões

Uma grande vantagem dos barbecues sem fumo é que pode levá-los consigo para onde quer que precise deles. Por exemplo, ao viajar ou acampar nas montanhas. Se tem o hábito de sair muito e não quer perder os seus legumes assados, certifique-se de que o seu barbecue sem fumo vem com um saco de transporte e é leve e compacto (pesa menos de 4 kg).

Resumo

Os barbecues sem fumo são utensílios de cozinha que podem preparar autênticos grelhados de carne, peixe ou vegetais com uma característica especial: não geram praticamente nenhum fumo. Esta vantagem é muito útil para todos aqueles que vivem em apartamentos sem varanda ou em lugares sem ar livre. Além disso, livra-se de odores e não perturba os seus vizinhos.

O sucesso dos barbecues sem fumo reside também no facto de serem leves, compactos e fáceis de transportar para onde quer que se escolha. Os melhores são feitos de diferentes materiais: alumínio, plástico resistente e aço inoxidável. São normalmente utilizados com carvão vegetal e, graças a uma bateria ou a um ventilador alimentado por bateria, consomem muito pouca energia, tornando-os companheiros de viagem ideais!

Se gostou do artigo, deixe-nos um comentário e partilhe-o com os seus contactos para que outros possam aprender mais sobre barbecues sem fumo. Muito obrigado!

(Fonte de imagem em destaque: Foodandmore: 4

Este website utiliza cookies para o seu correcto funcionamento. Ao clicar, concorda com a utilização desta tecnologia e com o processamento dos seus dados para esta utilização.    Configurar e mais informações
Privacidad