Capacete para motociclistas: Qual é o melhor de 2021?

Hoje, se você é motociclista, o capacete de motociclista será sua proteção mais importante. Vivemos em uma época em que a segurança é nossa maior preocupação. Nesse sentido, andar de motocicleta anda de mãos dadas com um bom capacete de motociclista. E, por regulamentações governamentais, deve ser aprovado.

De acordo com o artigo 16 do regulamento geral de trânsito, o capacete de motociclista é obrigatório para pilotos e co-pilotos. A penalidade por não usar capacete de motociclista será de multa de 200 € e desistência de 3 pontos. Por isso, leia este artigo, para que possa escolher a proteção de que necessita para desfrutar de seus passeios de moto. E obedeça a lei.

O mais importante

  • Podemos ter certeza de que o capacete da motocicleta é igual ou mais importante do que o cinto de segurança. Isso quer dizer uma tábua de salvação real.
  • Mais de 50% dos golpes na cabeça após uma grande colisão são reduzidos em gravidade com capacetes de motociclista. Além disso, reduzem a mortalidade em 42%, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.
  • A grande função do capacete para motociclistas é evitar bater no solo, obstáculos urbanos ou outro veículo. Eles também garantem a segurança ao dirigir, protegendo nossa visão contra poeira, insetos e sujeira.

Os melhores capacetes modular para motociclistas do mercado: nossas recomendações

A seguir mostraremos os cinco melhores capacetes para motociclistas que você pode encontrar no mercado. Todos esses capacetes se destacam pela qualidade. Mas, além disso, cada um deles oferece características diferentes, como você pode ver.

O melhor capacete de motocicleta para homem

A confortável concha deste capacete com tecnologia termoplástica de alta pressão (HPTT), leve e aerodinâmica, protege do vento, o que resulta em menos fadiga. Possui ventilação totalmente ajustável que permite que o ar circule e o mantenha refrigerado, retendo o calor quando necessário, pois pode bloquear a entrada de ar em climas frios.

Além disso, possui um sistema integrado de dupla proteção que protege dos raios solares. É aprovado pelo DOT (Departamento de Transporte dos Estados Unidos) e atende ao padrão FMVSS 218.

O melhor capacete de motocicleta para mulheres

Este modelo de capacete possui um forro interno removível e lavável à mão. Seu pára-sol integrado pode ser removido sem o uso de ferramentas. Sua caixa é feita de termoplástico.

Além disso, possui fechamento micrométrico, viseira tratada com revestimento anti-riscos e homologação ONU ECE / UN R.22.05.

O melhor capacete clássico para motociclistas

Este capacete de motocicleta de estilo retro é perfeito para o seu conforto e segurança. Possui homologação e fechamento micrométrico. Seu ajuste é personalizado, embora seja oferecido em tamanhos de XS a XL, adequados para todos os motociclistas.

Com este capacete você consegue um estilo único e retro, combinando perfeitamente com motocicletas cafe racer, bobber, chopper e clássico.

O melhor preço de capacete de motocicleta de qualidade

Este modelo de capacete foi aprovado no atual padrão de teste europeu (ECE 22.05). Possui um visor resistente a arranhões e um protetor solar embutido. Seu forro é removível e lavável.

O capacete pode parecer menor a olho nu. Portanto, em caso de dúvida, existem versões maiores. Sem dúvida, a melhor relação qualidade / preço em capacete para motociclistas.

Guia de compra de capacete para motocicleta: o que você precisa saber

Muitos motociclistas usam o capacete como uma “retirada de passagem”. Mas isso deve mudar. O capacete é o que mais pode ajudar um motociclista em caso de acidente, e isso pode depender da vida dele. Portanto, você deve estar atento e não economizar ao escolher um capacete. O seguinte Guia de Compra irá guiá-lo através das respostas e certezas na escolha do seu capacete perfeito.

O que é um capacete de motociclista e quais são suas vantagens?

O capacete para motociclistas é o primeiro e mais importante elemento de proteção do motociclista contra os impactos que pode sofrer na cabeça. No passado, os primeiros pilotos buscavam, mais do que capacetes, roupas para se proteger do frio.

Em meados da década de 1930, alguém que pode ter caído da motocicleta mais de uma vez, decidiu copiar os pilotos de ar, incorporando um capacete de couro em suas roupas. Muito não protegeu, mas protegeu as pedras da estrada, que na época não eram como as estradas atuais.

Não está claro quem inventou o capacete para motociclistas, mas a maioria aponta para o neurocirurgião Hugh Cairns.

 

Quem inventou o capacete da motocicleta?

Em 1935, o Dr. Hugh Cairns, após testemunhar a morte de um motociclista, chegou à conclusão de que se essa pessoa tivesse algo protegendo sua cabeça, isso poderia ter salvado sua vida. O Dr. Cairns realizou vários testes com soldados do Exército Britânico. Após 5 anos de experimentos (1941), ele publicou suas conclusões finais, que mostraram que os soldados sem capacetes sofreram muito mais ferimentos do que aqueles que sofreram.

No entanto, foi só em 1973 que o Reino Unido e a França tornaram os capacetes para motociclistas obrigatórios.

Este capacete integral com filtro solar é considerado o mais seguro do mercado. (Fonte: Thuan Pham: nUKC0cdf1YE / Unsplash)

Como posso saber se meu capacete foi aprovado?

Na Espanha e no resto da Europa, todos os tipos de capacetes para motociclistas (full face, jatos, modulares) devem passar por testes europeus que determinam se eles atendem aos padrões mínimos de segurança.

Dentro do capacete da motocicleta deve haver uma etiqueta com um círculo e dentro de um “E” seguido de um número. A letra “E” refere-se à Europa, enquanto o número que acompanha a letra refere-se ao país onde a homologação foi realizada.

 

Que tipos de capacetes existem?

Como você pode imaginar, existem certos tipos de capacetes para cada um dos usos que você pode dar à motocicleta. Como a tarefa de escolher qual capacete comprar não é fácil, faremos uma lista dos diferentes tipos de capacetes existentes no mercado e suas principais características:

  • Capacete integral: Pode ser considerado o capacete mais vendido e mais seguro. Sua maior qualidade é que ele é feito em uma única peça e não pode ser desmontado. Em caso de sinistro, por estar fechado, tem menos pontos de ruptura.
  • Capacete de jato: Pode-se considerar que é o capacete mais escolhido pelos motociclistas no verão, pois devido à sua abertura na parte frontal da cabeça, faz menos calor e pode ser considerado mais confortável. Mas estar aberto oferece menos segurança. Embora proteja a lateral e a nuca (as mais sensíveis), ela expõe o queixo e o rosto.
  • Capacete modular: Este tipo de capacete é a combinação de um capacete full face e um capacete jet, pois quando fechado cumpre a mesma função de um capacete full face, mas dá a possibilidade de mover o protetor de queixo e transformá-lo em capacete jet. Por ser composto por duas partes, perde em segurança, mas pode-se dizer que é mais seguro que um capacete Jet.

 

De que materiais é feito?

Na hora de escolher o capacete da motocicleta, sua composição pode ser um critério de peso. Aqui estão os materiais usados ​​pelos capacetes para motociclistas mais comuns e seguros:

  • Capacetes tricompostos: sua composição é a mistura de três plásticos. Isso ocorre porque o plástico tende a quebrar muito facilmente com o impacto de alta velocidade.
  • Cascos de fibra de vidro: A principal característica deste capacete é que ele pode rachar, mas não quebrar, e absorve muito bem os choques.
  • Capacetes de fibra de carbono: Este material é mais macio que a fibra de vidro, mais leve e absorve melhor os choques. Ele absorve o choque tão bem que o golpe se expande, mas não racha nem quebra.

 

Nesta foto podemos ver como o capacete integral é feito de uma só peça. (Pacote fonte: Sadiq Nafee: 620817 / Unsplash)

Qual cor é a mais recomendada?

A cor é um fator de segurança ao escolher seu capacete. A razão é que ele é visível para outros motoristas e também é claro o suficiente para protegê-lo do sol durante os meses mais quentes.

Os capacetes coloridos são para sua segurança. Existem diferentes características que tornam um capacete de motociclista colorido melhor do que outros:

  • Mais fácil de fabricar.
  • Vamos ser personalizados.
  • Quase todas as cores usadas são brilhantes e atraentes.
  • Você pode combiná-los com sua motocicleta ou suas roupas.

 

Como escolher o tamanho do seu capacete de motocicleta?

Uma das principais causas de acidentes graves (20%) deve-se ao jato do capacete devido ao seu ajuste inadequado.

O capacete não deve ser muito apertado ou muito frouxo.

Para saber se seu capacete está correto você deve medir sua cabeça e fazer as indicações na tabela a seguir:

 

Polegada Centimetros Tamanho do capacete
20,87 – 21,26 52-54 XS
21,65 – 22,05 55-56 S
22,44 – 22,83 57-59 M
23,23 – 23,62 59-60 eu
24,02 – 24,41 61-62 XL
24,80 – 25,20 63-64 XXL

Como cuido bem do meu capacete?

Em primeiro lugar, é sempre aconselhável evitar choques e guardar com capa de capacete. Além disso, também é aconselhável limpar a parte externa do capacete manualmente com uma esponja macia e secar com trapos para não deixar resíduos.

Também é muito importante cuidar das tiras internas ou borrachas.

 

Critérios de compra

Você não vai descobrir se disser que uma das principais dúvidas do motociclista é quais são os critérios a seguir na hora de escolher um capacete. Neste artigo, esperamos poder sanar as maiores dúvidas possíveis e os principais questionamentos na hora de escolher um capacete para motociclistas.

Forma

  • Capacete modular: capacetes mais usados, baixo nível de proteção.
  • Capacete clássico: mais usado em áreas costeiras, mas quando o rosto e o pescoço estão expostos, seu nível de proteção é baixo.
  • Capacete duplo: combinação de capacete de teste e capacete integral, nível médio de proteção.
  • Capacete integral: capacete mais usado e mais seguro, nível de proteção muito alto.
  • Capacete de jato: eles não cobrem toda a cabeça, então seu nível de proteção é baixo.
  • Capacete modular: Capacetes com possibilidade de virar Jet, nível médio de proteção.
  • Fone de ouvido multimodular: Dá a possibilidade de poder modificar o capacete de várias maneiras, seu nível de proteção é médio.
  • Capacete de trilha: capacetes monobloco e mais leves que um capacete integral, nível de proteção médio.
  • Capacete de teste: Capacetes próprios dos concorrentes, nível médio de proteção.
  • Capacete off-road: Projetado para bicicletas duras e motocross, nível médio de proteção.

Contrapartida

O mais importante para um motociclista, e com o que ele deve se sentir mais seguro, é a homologação. Porque sem ele, o capacete não terá sido aprovado pelo governo e não atenderá às instruções básicas de segurança.

Se não reconhecermos ou identificarmos a etiqueta de homologação, não podemos garantir nossa segurança ou que o capacete nos protegerá de impactos.

Em todo o mundo, podemos reconhecer algumas contas de aprovação de capacete de motocicleta:

  • Aprovação ECE: capacetes da União Europeia.
  • Aprovação Snell: Ele vem dos Estados Unidos e presta homenagem a um piloto que morreu devido à pouca proteção oferecida por seu capacete de motociclista.
  • Aprovação DOT: Este é o exigido nos Estados Unidos.
motociclista
Você pode ver como o piloto usa um capacete integral com alguns toques clássicos no meio do percurso. (Fonte: Camila Ferrari: dEXn5frCwyY / Unsplash)

segurança

Os capacetes mais seguros são completos e feitos com material de fibra de carbono. A fibra de carbono é tão forte quanto o aço, mas igual ou mais leve que o plástico. A fibra de carbono oferece muita rigidez e resistência. Também funciona como isolante térmico e resistente à umidade ou corrosão.

Como vimos antes, os capacetes integrais, por serem feitos em uma só peça e cobrirem toda a cabeça, são os mais seguros e resistentes aos grandes golpes.

Peso

É possível acreditar que quanto mais pesar o seu capacete, mais ele lhe oferecerá segurança, mas obviamente não é o caso. Tudo depende do seu material, da sua composição e da sua forma. Além disso, quanto maior o peso, maior o perigo.

Nesse sentido, é fundamental evitar capacetes que pesem mais de 1.400 gramas.

Resumo

A principal conclusão que podemos tirar deste artigo é que os capacetes para motociclistas têm sido e são uma grande tábua de salvação, graças à qual muitas pessoas ainda estão vivas ou conseguiram vencer acidentes rodoviários.

Também podemos destacar que existem diferentes tipos de capacetes e, portanto, diferentes materiais para o seu design. Isso não impede que muitas pessoas pensem em gastar o mínimo possível, mesmo que sua própria segurança com a bicicleta esteja em jogo.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você em sua pesquisa de capacete. Lembre-se de não economizar nas despesas ao escolher um produto que pode salvar sua vida quando você menos imaginar.

(Fonte da imagem em destaque: Pavel Romanchenko: 88932018 / unsplash)

Este website utiliza cookies para o seu correcto funcionamento. Ao clicar, concorda com a utilização desta tecnologia e com o processamento dos seus dados para esta utilização.    Configurar e mais informações
Privacidad